Desculpas Para Não Viajar 25


A curiosidade faz parte da natureza humana e conhecer outros lugares se torna essencial para o seu desenvolvimento pessoal. Algumas pessoas preferem roteiros mais tradicionais como Paris e Roma, outras preferem paisagens naturais e procuram opções de mochilão pela América do Sul ou Ásia. Não importa qual é o seu estilo, todas as pessoas anseiam em viajar e conhecer o mundo.

Mas por que a maioria das pessoas não viaja pelos mais incríveis destinos do mundo? É uma pergunta simples e a resposta pode ser mais fácil do que você imagina. Na nossa opinião, tudo se resume às suas prioridades.

Desculpas para Não Viajar

As pessoas já me deram diversas desculpas para não viajar e algumas destas realmente são legítimas. Porém, a maioria delas poderiam ser contornadas com mudanças simples para ter mais oportunidades para viajar. Abaixo você encontrará as principais desculpas que as pessoas usam para não viajar e como você poderia contornar cada uma delas, caso você também use as mesmas desculpas:

Eu não consigo pagar uma viagem

Com certeza esta é a desculpa mais comum entre todas que eu ouço diariamente. Muitas pessoas acham que viajar é sinônimo de alto custo e que apenas os mais privilegiados tem a oportunidade de viajar. Saiba que viajar não é tão caro quanto parece.

Podemos voltar à questão das prioridades. Se você realmente deseja viajar para Paris no final do ano, você encontrará uma maneira. Claro que um bom planejamento financeiro se torna necessário, mas não quer dizer que você não conseguirá pagar esta viagem. Porém, para concretizá-la você precisará mudar o seu estilo de vida para economizar durante o ano. Pare de gastar nas coisas que você realmente não precisa: o modelo mais novo de celular, TV HD, balada no final de semana com seus amigos, comprar um tênis ou roupa de uma marca famosa, ter o carro do ano e pagar todas as despesas para mantê-lo. Estas economias farão com que você tenha dinheiro suficiente para pagar a sua viagem no final do ano. Agora, se você não abre mão destas coisas durante o ano, realmente viajar não é sua prioridade.

Eu não tenho companhia para ir

Em algumas viagens eu também não tive companhia e resolvi de uma maneira simples: fui sozinho. Pessoalmente eu adoro viajar sozinho pois acredito que você tem mais liberdade para fazer suas próprias escolhas, além de poder refletir um pouco mais sobre a sua vida. Eu fiz até um post listando algumas vantagens e desvantagens de se fazer uma viagem sozinho.

Viajar sozinho não significa solidão. Se hospedar em hostel fará com que você conheça outros viajantes facilmente. Além disso, os viajantes estão espalhados por casas de câmbio, supermercados, aeroportos, e muitos deles também estão sozinhos e dispostos a fazer novas amizades. Saia da sua zona de conforto e converse com alguém. Esta pessoa poderá virar o seu amigo por muito tempo e talvez na próxima viagem você já consiga ir acompanhado.

Eu não tenho tempo para viajar

Você tem mais tempo do que você pensa. Claro que é mais fácil falar do que fazer, mas a maioria das pessoas vive para trabalhar quando o correto seria fazer exatamente o oposto. Há uma inversão de valores na vida que as pessoas só se dão conta quando uma parte do tempo já está perdido.

Mesmo em um emprego que limite a quantidade de dias de férias, você pode muito bem tentar otimizá-las. Planeje-se com antecedência e tente negociar um dia a mais para conseguir pegar aquela emenda de feriado. No Brasil, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias a cada 11 meses de trabalho e muitas pessoas costumam vender uma parte das férias. O engraçado é que este dinheiro extra raramente é usado para fazer alguma viagem. Lembre-se que o seu tempo é extremamente valioso e nada pode pagar o tempo perdido.

Aproveite os seus 30 dias de férias e esqueça do dinheiro adicional. Programe-se com antecedência para ter dinheiro suficiente para pagar suas férias por 30 dias. O valor que você ganhará com os dias de férias será muito maior do que o valor em dinheiro que você irá receber vendendo parte destes dias.

Viajar é muito perigoso

A maioria dos nossos leitores são brasileiros e algumas pessoas me dão a desculpa que viajar é muito perigoso. Vale a pena dar uma olhada na sua cidade ou estado antes de afirmar que viajar é muito perigoso. Digite no Google quais são os países mais perigosos do mundo e você encontrará várias matérias listando o Brasil como um deles. Nós nos sentimos muito mais seguros durante uma viagem do que saindo a noite na cidade de São Paulo.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Se você acha que um determinado país é perigoso pois já viu na televisão ou na internet alguma coisa ruim sobre ele, saiba que você está enganado. Não estamos recomendando fazer turismo na Faixa de Gaza, mas o mundo é um lugar muito mais seguro do é mostrado. Claro que você precisa ter suas precauções, assim como você tem no seu país de origem.

Meu namorado (a) não deixa

Você quer viajar mas o seu namorado (a) não deixa. O que fazer nesta situação? Amor ou viagem?

Primeiramente, achamos que ninguém deveria fazer esta escolha. Se você realmente tem uma pessoa ao seu lado que se preocupa contigo, ela não irá te impedir de fazer alguma coisa que você gosta. Ou ela irá junto ou ela precisará deixar você fazer suas próprias escolhas e viajar por um período sozinho. Neste período, você pode usar a tecnologia para estar em contato com a pessoa que você ama. Agora se pessoa não quer ir contigo e também não quer que você vá sozinho, faça sua escolha e eu espero que ela seja viajar e arcar com as consequências depois do seu retorno.

Você irá se arrepender de desistir de uma viagem.Para perceber isso você pode demorar um tempo, mas você irá perceber em algum momento. Nós conhecemos muitas pessoas que se arrependeram de não viajar, mas nenhuma que se arrependeu de viajar. Simples assim.

Não vou me adaptar à cultura

Esta afirmação não deixa de ser correta, mas isto não é uma desculpa para não viajar. Estar em contato com uma cultura diferente é um dos principais motivos que nos fazem viajar. Não quer dizer que você precisa começar acreditar em todas as crenças ao redor do mundo, mas é essencial viver estas diferenças.

Mesmo os viajantes mais experientes sentem um choque cultural quando visitam algum país desconhecido e isso é complemente normal. Se você quer começar viajar agora, tente começar com um país mais próximo ao que você conhece em relação aos seus costumes. Se você for brasileiro, países da América do Sul são ótimas opções para iniciar. Depois da primeira barreira quebrada, você terá o espírito viajante com você e começará explorar culturas diferenciadas ao redor do mundo.

Eu não sei nenhuma língua além da minha língua nativa

O português não é tão privilegiado quanto o inglês ou espanhol, que são falados em vários países. Mesmo assim há uma certa similaridade entre o português e o espanhol que já te fazem apto para viajar por grande parte da América do Sul.

A barreira linguística não pode ser desculpa para deixar de viajar para lugares em que não estamos familiarizados com o dialeto. Recentemente conhecemos uma pessoa que não falava inglês e fez uma viagem de 30 dias para Austrália. É perfeitamente possível e você consegue se virar com gestos, desenhar alguma coisa com um papel e uma caneta, apontar alguma direção no mapa, entre outros. Para se garantir, um dicionário de bolso sempre ajuda.

Tenho medo de avião

De acordo com o Relatório de 2013 do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, a chance de um acidente aéreo é de 1 em 7.229 voos, o que dá um pouco mais de 0,01% de chances de queda. Só para comparar, a mesma agência afirma que a chance de sofrer um acidente de carro é de 1 em 108, quase 1%. Ou seja, tecnicamente você está mais seguro dentro de um um avião do que andando de carro. Nem precisa dizer que no Brasil esta afirmação se torna ainda mais válida.

Se mesmo assim você não se convenceu, tente ir de ônibus. Há várias opções para viajar pelo Brasil e por toda a América do Sul e você irá economizar um bom dinheiro, além de aproveitar muito mais as paisagens que fazem sua viagem ser mais agradável.

Eu tenho filhos

Alguns pais nos dizem que eles gostariam de ter viajado mais enquanto eles eram mais novos já que não havia a responsabilidade de cuidar de um filho.

Na nossa opinião, não acho que eu iremos jogar o passaporte pela janela quando tivermos filhos. Viajar não precisa ser caro quando você está solteiro e nem depois que tiver filhos. É simples e é uma questão de prioridade. Existem diversos blogs de viagens que possuem relatos com crianças e como facilitar sua viagem com seus filhos. Vale pena dar uma pesquisada antes de dar esta desculpa.

Pense também no benefício que uma viagem trará para os seus filhos: o respeito entre diferentes raças e culturas, adaptação em diferentes ambientes,aprender algumas palavras de uma língua local e etc. Este aprendizado será por toda a vida.

Eu sou muito muito velho

Há quase 200 países no mundo. Conhecer diversos países é um processo gradual que exige tempo e disposição. Pense que o tempo para conhecer todos estes países é o tempo da sua vida. Você vai conhecendo os lugares aos poucos, da mesma maneira que vai envelhecendo aos poucos. Agora você acha que não tem disposição? Clique aqui e reflita um pouco mais.

E você amigo viajante? Já ouviu alguma outra desculpa? Coloque nos comentários.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

25 thoughts on “Desculpas Para Não Viajar