Quanto Custa ir para Ushuaia e El Calafate 240


Um post sobre quanto custa viajar para Ushuaia e El Calafate na Patagonia Argentina contendo informações sobre hospedagem, passeios e alimentação.

Sempre é bom ter um planejamento financeiro para sua viagem. Porém, depois de todo o planejamento pode ser que algo não saia exatamente como o esperado. O ideal seria se conseguíssemos saber tudo que vamos gastar antes mesmo de ir, inclusive com alimentação, transporte, compras, entre outros. E como planejamos os gastos de uma viagem? Nada melhor do que a experiência de quem já foi para o mesmo destino.

A nossa viagem para a Patagônia Argentina foi realizada em agosto de 2012 e os preços de alimentação e voos são referentes à esta época. Os demais valores de passeios e hospedagem foram atualizados em Agosto de 2014.

Aéreo: São Paulo – Buenos Aires – Ushuaia – El Calafate – Buenos Aires – São Paulo = US$ 819

Custo de Visitar Ushuaia

Hostel em Ushuaia

Hospedagem por 5 noites no Hostel Los Cormoranes em um quarto duplo com banheiro privativo. O preço é de 570 pesos argentinos por noite, com café da manhã incluso.Veja aqui como foi nossa estadia no Hostel Los Cormoranes.

Cozinha - Foto divulgação do site do hostel

Cozinha – Foto divulgação do site do hostel

Veja mais opções de hospedagem em Ushuaia e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Passeios em Ushuaia

Navegação pelo Canal do Beagle: este passeio foi comprado no próprio hostel e a navegação foi realizada no dia seguinte. O passeio durou cerca 6 horas, saindo do porto às 9h e retornando às 15h, com direito a café e chá. O valor é de 400 pesos argentinos por pessoa + 10 pesos argentinos de taxa portuária.

Veja aqui todo nosso post sobre a navegação pelo Canal do Beagle e a visita ao Faro les Eclaireurs.

Faro les Eclaireurs

Faro les Eclaireurs

Parque Nacional Tierra del Fuego: o próprio hostel programou o transporte Don Alejo para levar ao Parque Nacional Tierra del Fuego. A van chega por volta das 10h e há 3 opções de horários para retornar, 13h, 15h ou 17h. A van custa 100 pesos argentinos por pessoa para o trajeto ida e volta. Chegando ao parque não foi preciso pagar taxa de entrada já que o inverno na região é o período da baixa temporada. Na alta temporada, o ingresso para entrar no parque custa 100 pesos argentinos para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte.

Você pode ler as diferenças entre o verão e o inverno e o nosso relato de visita ao parque durante o inverno.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego

Glaciar Martial: há uma opção de pegar um ônibus local, mas preferimos pegar um táxi que nos deixou no Glaciar Martial e custou 25 pesos argentinos. Para ter uma vista panorâmica de Ushuaia, vale a pena pegar o teleférico que custa 60 pesos argentinos pelo trajeto ida e volta. Neste local também é possível ter algumas aulas de esqui e é uma ótima opção para fugir dos altos preços e lotação do Cerro Castor.

Você pode ler aqui como visitar o Glaciar Martial e nosso relato de visita durante o inverno.

Glaciar Martial

Glaciar Martial

Alimentação em Ushuaia

Como os passeios duravam o dia todo, tomávamos um café reforçado no hostel e durante o dia levávamos um lanche ou comíamos na cidade um pouco mais tarde. O nosso gasto foi de aproximadamente 630 pesos argentinos para todos os dias (valores de Agosto/2012).

Transporte em Ushuaia

Cidade: como o comércio da cidade fica concentrado no centro, foi bem raro utilizar algum tipo de transporte dentro da cidade pois dá para fazer tudo a pé. Além disso, como os passeios não são perto da cidade, as agências já oferecem transporte incluso no pacote ou então a cidade oferece opções de transporte para chegar aos passeios.

Aeroporto: no preço do hostel estava incluso um serviço que me buscava no aeroporto, então não foi preciso se preocupar com isso. Na volta, como o aeroporto é bem perto da cidade (cerca de 5 minutos), pegamos um táxi que nos levou até o aeroporto pelo valor de 40 pesos argentinos (valores de Agosto/2012).

Custo de Visitar El Calafate

Hostel em El Calafate

Hospedagem por 4 noites no Hostel International Point em um quarto com banheiro privativo. O custo foi de 225 pesos argentinos por noite, com café da manhã incluso. Este hostel foi fechado e, como voltamos para a cidade em Dezembro de 2013, ficamos no Hostel del Glaciar Libertador por um valor de 20 dólares por noite para um quarto compartilhado com banheiro compartilhado. Veja aqui como foi nossa estadia no Hostel del Glaciar Libertador.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Hostel del Glaciar Libertador

Hostel del Glaciar Libertador

Veja mais opções de hospedagem em El Calafate e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Passeios em El Calafate

Parque Nacional dos Glaciares – passarelas do Perito Moreno: este passeio foi comprado no próprio hostel. Como o parque fica um pouco afastado da cidade, uma van veio nos buscar e trazer de volta ao hostel e o preço da van já estava incluso no valor. Ele dura o dia todo e é preciso levar um lanche, suco e água para comer durante o dia. O passeio custa 400 pesos argentinos por pessoa para visitação nas passarelas e a entrada do parque não está inclusa. Para entrar, você terá que pagar na chegada ao parque um valor de 200 pesos argentinos para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte.

Você pode ler aqui todo nosso relato de visita ao Perito Moreno e as diversas maneiras que você pode visitá-lo.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Parque Nacional dos Glaciares – passarelas do Perito Moreno + Mini Trekking: se você quiser ter a experiência de fazer um passeio pelas passarelas do Perito Moreno (acima) juntamente com um trekking sobre o glaciar, a opção do Mini Trekking é ótima. Este passeio é feito pela agência Hielo y Aventura, é preciso reservar com antecedência e ele não acontece no pico do inverno. O custo para a realização do Mini Trekking é de 1500 pesos argentinos com transporte incluso e a entrada do parque não está inclusa. Para entrar, você terá que pagar na chegada ao parque um valor de 200 pesos argentinos para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte.

Você pode ler aqui todo nosso relato do Mini Trekking e como combinar com as passarelas do Perito Moreno.

Mini Trekking

Mini Trekking

Todos los Glaciares: esse passeio era feito com um barco que passava pelos 3 glaciares principais de El Calafate. Ele se iniciava às 7h, quando um ônibus te buscava no hostel e terminava por volta das 18h. No ano de 2014 houve uma atualização e agora este passeio só passa por dois glaciares (Upsala e Spegazzini) e termina às 14h. Deve-se levar um lanche para comer durante o dia já que dentro do navio as opções são bem limitadas e os preços são abusivos. O passeio custa 900 pesos argentinos por pessoa e como ele é realizado dentro do parque, você deverá pagar novamente a entrada mencionada anteriormente de 200 pesos argentinos e um adicional para utilização do porto.

Você pode ler aqui todo nosso relato da Navegação Todos los Glaciares.

Glaciar Spegazzini

Glaciar Spegazzini

Cerro Frias: este pacote também foi adquirido no próprio hostel. Ele dura somente um período, podendo escolher realizar durante a manhã ou durante a tarde. O 4×4 foi nos buscar e deixar no hostel no horário programado. O passeio custa 350 pesos argentinos e tinha um lanche da tarde incluso.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio 4×4 pelo Cerro Frias em El Calafate.

Cerro Frias - Vista a partir do Topo

Cerro Frias – Vista a partir do Topo

Alimentação em El Calafate

Da mesma forma que ocorreu em Ushuaia, os passeios duravam o dia todo. Tomávamos um bom café da manhã e levávamos um lanche para comer durante o dia. Somente no dia que foi feito o passeio de 4×4 que almoçamos na cidade. O pessoal do hostel nos havia indicado um mercado (La Anonima) para comprar água, suco e alguns lanches prontos. O gasto total foi de aproximadamente 450 pesos argentinos para todos os dias (valores de Agosto de 2012).

Transporte em El Calafate

Cidade: também não foi preciso utilizar transporte dentro da cidade pois a cidade é pequena e todos os passeios tinham transporte incluso.

Aeroporto: o aeroporto não é tão perto da cidade e havia duas opções: pegar um táxi ou contratar um serviço de van disponível no aeroporto. Acredito que a segunda opção é melhor já que o serviço é de qualidade e o preço é convidativo. O preço foi de 38 pesos argentinos e a van nos deixou na porta do hostel e buscou no dia programado para levar de volta ao aeroporto (valores de agosto de 2012).

Tem alguma dúvida quanto ao seu planejamento para El Calafate ou Ushuaia? Deixe nos comentários ou entre em contato.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

240 thoughts on “Quanto Custa ir para Ushuaia e El Calafate

  • Lucio Rezende de Paula

    Olá Erick , eu estou indo para Ushuaia no dia 15/06 , vou ficar 5 noites e 6 dias , vou ficar hospedado no Las Haias , o meu pacote não contempla El Calafate e , gostaría muito de conhecer o Glaciar Perito Moreno , ser´´a que o tempo disponível vale a pena ?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Lucio…particularmente acho que 6 dias em Ushuaia é bastante tempo. Porém, para fazer o Perito Moreno, você vai precisar de uns 3 dias já que você precisa ir até El Calafate em um dia, visitar o Perito Moreno em outro, e volta para Ushuaia no terceiro. Particularmente acho que a locomoção vai ser grande.
      Minha sugestão é tentar diminuir o pacote com sua agência, ir para El Calafate por conta própria e, de lá, voltar para o Brasil.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Lucio…o trajeto entre Ushuaia e EL Calafate pode ser feito de ônibus ou avião. Depende do quanto tempo você tiver disponível e o quanto está disposto a pagar por este trajeto.
      Abraços

  • Barbara

    Oi Erick,

    O transporte de Ushuaia até El Calafate foi feito de avião? Se sim, vc comprou as passagens ainda no Brasil? E qual cia? E é tranquilo fazer o trajeto de ônibus em agosto? Tks

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Barbara…o transporte foi feito de avião. A companhia que faz este trajeto é a Aerolíneas Argentina.
      O trajeto de ônibus é tranquilo em qualquer época, mas leva o dia inteiro para fazer esta viagem de ônibus.
      Abraços

  • Leo Souza

    Erick, estou planejando uma viagem pra El Calafate e Ushuaia em junho de 2017. Queria tirar umas dúvidas com você 😆 compro passagens ida e volta p El Calafate ou Ushuaia? Ou é melhor comprar a passagem ida e volta p El Calafate, passar uns dias lá, e depois comprar a passagem de avião p Ushuaia… voltando depois p El Calafate p fazer o retorno para o Brasil. Precisando de umas dicas 🙏

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Leo, tudo bem? A maioria dos passeios em El Calafate quererem um dia inteiro dedicado e em Ushuaia você consegue fazer mais passeios metade de um dia. Desta maneira, programe a sua viagem para chegar em Ushuaia e ainda aproveitar o dia. Não faz diferença entre começar em El Calafate ou Ushuaia, mas tenha isso do passeio em mente para aproveitar melhor seu tempo.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Marcelo, vale a pena levar dólares (se você já tiver) ou reais…não vale a pena trocar pesos aqui no Brasil e levar pois as taxas são bem ruins. Os reais são bastante aceitos e você pode trocar em casas de câmbio e no próprio comércio local (muitas vezes possui melhores taxas do que as casas de câmbio). Em relação a alimentação, está descrita no post, mas os valores estão desatualizados já que fizemos este viagem alguns anos atrás. Os valores dos passeios estão atualizados.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Depende do seu objetivo. No inverno os dias são mais curtos e você pegará mais neve, sendo mais propício para estas atividade. No verão os dias são bem mais longos e são ótimos para caminhadas nos parques nacionais. Realmente depende do seu objetivo.

  • Inês Alvarez Otero Businaro.

    Olá, Erick. Gostaria de saber detalhes sobre a temperatura quando você foi. Não estava muito frio? Não seria melhor ir no verão? Mesmo no verão, é muito frio?
    Agradeço a atenção,
    Inês.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Inês…sim, estava bastante frio…em relação a época, depende do seu objetivo. Nós queríamos pegar mais frio e a neve…então fomos no inverno. Porém, mesmo no verão as temperaturas são mais baixas (parecido com o inverno brasileiro).
      Abraços

  • Silvia

    Paloma: Se você vai em lua-de-mel , sugiro Bariloche!
    Eu ameeiii a viagem, lugares, e também o custo.
    Ushuaia é bem longe de Buenos Aires, precisará de mais tempo. Bariloche é mais próximo e as atrações turísticas são várias.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Julia, no post menciona que os valores mais atualizados são os dos passeios e a alimentação e hostel são os preços de quando fizemos a viagem. Se quiser contribuir com o post mais atualizado, poderia nos enviar o preço que vocês pagaram na alimentação.
      Abraços

  • leonardo

    boa tarde. eu e minha esposa temos muita vontade de conhecer ushuaia na epoca de neve tem como voce dar alguma dicas de como ir de uma forma mais economica e segura?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Leonardo, eu fiz a visita em Ushuaia no inverno e todas as dicas estão nos posts do blog. Em relação a segurança, fique tranquilo que é bem seguro
      Abraços

  • Jéverton Fraga

    Em relação a documentação, sabe-se que para Buenos Aires, basta o RG. Há alguma regra no que se refere as outras regiões ( Ushuaia) que exija o passaporte?

  • Edvaldo de Souza

    bom dia Erick. por favor, tenho intenção de fazer a viagem Calafate/Ushuaia em abril do próximo ano. gostaria de sua opinião sobre quantos dias são necessários para fazer esta viagem aproveitando os passeios disponíveis por lá. também gostaria de saber se é possível o uso de cartão de débito (travelling) em todos os lugares, passeios, etc. e por gentileza, qual o melhor roteiro Calafate-Ushuaia ou Ushuaia-Calafate. obrigado. até logo.

  • paloma

    Ola Erick…..meu noivo e eu faremos nossa lua de mel na argentina, pensamos em fazer estes destinos de carro!!! o que vc acha? de inde é melhor sair? Buenos Aires ou Bariloche….queremos alugar um carro….temos planos de ficar 10 dias.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Paloma, particularmente acho pouco tempo (10 dias) para fazer uma viagem de carro pela Patagônia…as distâncias são bem grandes e vale a pena ficar de 3 a 4 dias em cada cidade (Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Bariloche e etc)…ainda mais que vocêr está indo de lua de mel…então a viagem precisa ser mais tranquila !
      Abraços

  • Rosemary Pinheiro Lima

    Oi Erick, gostaria de saber o preço do voo de Ushuaia até El Calafate e do transporte rodoviário (ônibus). Vamos em janeiro/2016. É preciso comprar antes as passagens?
    Obrigada, suas informações têm sido muito valiosas para nós.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Rosemary…os preços variam muito com a época do ano e a melhor maneira é consultar diretamente os sites das companhias aéreas para ver os valores. É preciso comprar as passagens de avião com antecedência para pegar bons preços…se deixar para comprar na hora você vai pagar muito caro. Em relação ao ônibus, é possível comprar a passagem na hora.
      Abraços

  • Gustavo Ader

    Olá,
    Estou pensando em ir para Ushuaia, El Calafete e El Bolson ano que vem, como será a temperatura no meses de Abril e Maio?
    Ainda consigo pegar neve?
    Entre 15 e 20 dias, consigo aproveitar bem?
    Obrigado,
    Abraços!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Gustavo…infelizmente entre abril e maio não há neve, exceto no topo das montanhas de Ushuaia. A neve só começa a aparecer no final de maio/começo de junho. Em relação ao tempo de viagem, não conheço El Bolson e não sei quanto tempo ficar por lá. Mas entre Ushuaia e El Calafate você pode reservar uns 8 dias….como você tem bastante tempo, eu recomendo ficar mais tempo em El Calafate e visitar os entornos (Torres del Paine e El Chalten).
      Abraços

  • Rafael Moreira

    Boa tarde Erick! Parabéns pelo blog! Estou indo para ushuaia dia 31/8 e retorno 9/9. Estou planejando 4 dias de snowboard em cerro castor e o restante dos dias para turismo. Você acha que vale a pena ir em El Calafate ou Ushuaia tem programas para esses 4 dias restantes? Outra pergunta: Levo real ou dolar? obrigado!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Rafael…se você conseguir fazer alguns dias de esqui em apenas um período do dia (manhã ou tarde), você conseguiria aproveitar estes dias para conhecer também outros lugares de Ushuaia pois alguns passeios não são o dia todo (Canal do Beagle e Glaciar Martial). Desta maneira, eu recomendaria ficar 5 em Ushuaia (contando com os dias de sky) e 3 dias em El Calafate. Agora se você realmente quiser fazer 4 dias de sky o dia todo, fica complicado conhecer Ushuaia + El Calafate em 2 dias pois você vai acabar não conhecendo muito de nenhum dos dois…
      Em relação a moeda, se tiver dólar leve dólares pois a cotação é muito boa. Porém, se precisar comprar dólares, pode levar reais mesmo porque a cotação do dólar atualmente não está boa.
      Abraços

  • Bina

    Olá Erick ! Eu e meu marido estamos planejando esta viagem para Ushuaia e El Calafate em fevereiro ou março de 2016. Gostaríamos de saber se nestes meses todas estas paisagens principalmente a de Perito Moreno são como nas fotos, com os blocos de gelo ou já não tanto ? Outra dúvida nossa é se o primeiro destino deveria ser Ushuaia ou El Calafate ? Moramos em Curitiba-PR. Pensamos em 1-Guarulhos–> Ushuaia (4 dias) , 2-Ushuaia –> El Calafate (4 dias) 3-El Calafate –> Guarulhos. Claro que tem o trecho Curitiba-Guarulhos mas que não é relevante neste momento. Obrigada, Bina.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Bina…as paisagens serão similares as das fotos sim. O glaciar Perito Moreno permanece com os mesmos blocos de gelo !!! Porém, durante este período não há neve em nenhuma das duas cidades. Em relação aos voos, não há muita diferença entre começar por Ushuaia e El Calafate..como você reservou 4 dias para cada uma delas, você terá tempo suficiente para ver as principais atrações em cada uma delas.
      Abraços

  • Alyssa Teles

    Erick, estou preocupada com o local para fazer o câmbio e que moeda levar, se reais ou dólares. Chego em Buenos Aires as 5:00 da manhã e embarco para El calafate as 10hs num domingo, será se dá tempo fazer esse câmbio lá visto que soube que em EL calafate e Ushuaia as cotações são piores?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Alyssa, dá para trocar em Buenos Aires sim. Porém, vale a pena só trocar um pouco para não ficar totalmente sem dinheiro quando chegar em El Calafate. Chegando em El Calafate veja as cotações das casas de câmbio…vários hotéis e lojas também trocam e, muitas vezes, a cotação é melhor do que na casa de câmbio.
      Abraços

  • Alyssa Teles

    Erick estarei indo dia 23 desse mês para El calafate e de lá sigo dia 26 para Ushuaia, tenho 3 dias inteiros por lá, queremos fazer os passeios do Canal Beagle e Neve e Fogo (Huskies) num dia, Cerro Castor no outro e parque nacional com Trem do fim do mundo no terceiro. Meu hotel disse que faz as reservas assim que chegarmos no dia 26, você acredita que alguns desses passeios pode esgotar? É melhor reservar antes e se sim qual site você indica? O Minitrekking em El calafate já está reservado, estou na dúvida se já reservo um passe de dia todo no Calafate Mountain Park, vale a pena?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Alyssa…eu deixei para reservar tudo em Ushuaia na hora e não tive problemas. Dá para reservar estes passeios que você comentou quando chegar na cidade…ainda mais porque é fora de temporada. Em relação a El Calafate…que bom que você já reservou o Mini Trekking, mas infelizmente não conheço este passeio de Calafate Mountain Park e não posso dizer se vale a pena…
      Abraços

  • Paula de Carvalho Cardoso

    Erick, Boa Noite! Irei na próxima semana para Ushuaia. Chego em Ushuaia no dia 28 de julho e volto no dia 1 de agosto. Gostaria muito de conhecer a Geleira Perito Moreno. Você acha possível conhecer a geleira em 1 dia? Obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Paula, não sei se entendi a sua pergunta pois o Perito Moreno não fica em Ushuaia, mas em El Calafate. Se você pensa em ir para El Calafate, não acho uma boa ideia pois o seu tempo é muito curto para visitar duas cidades da Patagônia.
      Abraços

      • Paula de Carvalho Cardoso

        Erick, Entendi!! Não vale pena ir para El Calafate pois o meu tempo é curto!! Estarei indo com meus dois filhos para Ushuaia … você indica algum passeio especifico para ir com crianças? Muito Obrigada pela reposta

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Paula, entre os passeios acima o mais interessante para as crianças é a navegação pelo Canal do Beagle. Além disso, na cidade tem o Museo do Presídio de Ushuaia que também pode ser interessante…
          Abraços

  • Rosangela veiga

    Ola. Adoreii!!! Otimas dicas. Meu sonho e ver os floquinhos de neve caindo. Pretendo ir em agosto. Farei ushuaia e el calafate. Acha que conseguirei ver neve nessa época.

  • bruna

    Olá, estamos planejando ir à EL Calafate e ushuaia final de agosto. Gostaria de fazer o mini trekking no perito e em ushuaia os passeios com haskis, canal do beagle, cerro castor, trem…estamos pensando em 2 dias em El Calafate e 4 em Ushuaia, acha suficiente?
    Li que tua viagem foi em 2012, mas teria uma noção do valor em média total da viagem para um casal? Andei olhando as passagens de avião de BA para El Calafate e de El Calafate para Ushuaia e achei os preços caros, em torno de 200 dólares cada um delas. Então só em passagem seria um gasto de 1200 dólares para os dois…R$ 3.800,00 reais somente em passagem. E os hoteis achei em torno de 200 reais a diária.
    Os passeios são muito caros?
    Chutando achei que gastaríamos uns 10 mil; pensa nessa média também?
    E quais as roupas adequadas para levar?
    melhor levarmos dolar?

    desde já, obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Bruna, acredito que vale a pena ficar um dia a mais em El Calafate. Assim, ficaria 3 em El Calafate e 4 em Ushuaia já que você quer fazer bastante atividades com neve em Ushuaia. Em relação as passagens, elas realmente não são muito baratas. Nós pagamos 820 dólares por pessoa em todos os trechos, mas isso foi há 3 anos e o dólar estava a uns 2 reais na época…a mesma coisa serve para os hotéis (veja que ficamos em hostel).
      O valor dos passeios são estes que colocamos no post…os valores foram atualizados recentemente e já vão te ajudar para calcular o seu gasto total da viagem.
      Em relação as roupas, o ideal é uma bota impermeável, luvas (duas camadas – uma para esquentar e outra impermeável), gorro e vista-se em camadas: uma blusa e calça tipo “segunda pele”, uma blusa mais quente e, por fim, uma calça impermeável e jaqueta corta vento !
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Graziele, sim…é uma boa época para ir ! Você não terá a oportunidade de fazer atividades relacionadas a neve (caminhadas no gelo, andar de quadriciclo, esquiar e etc) já que o inverno terá acabado e a neve derretido, mas ainda é possível ver neve no topo das montanhas. A grande vantagem é que os dias são mais longos e você aproveita mais…as temperaturas também são mais amenas.
      Abraços

  • ALESSANDRA

    Olá Erick. Adorei seu relato e quero muito conhecer El Calafate. Porém, tenho um receio: não falo nem entendo quase nada em espanhol. Até me viro no inglês. Isso pode ser um problema? muito obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alessandra, é possível se virar tranquilamente no próprio português…os idiomas são similares e você não deve ter problemas para entendê-los. De qualquer maneira, é possível se virar no inglês também.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Oscar…a disponibilidade de carros em El Calafate é bem menor do que no Brasil e é uma cidade completamente voltada ao turismo. Assim, espera-se que o preço de aluguel de carro seja mais alto também.
      Abraços

  • Thatysouto

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber qual é o melhor meio de transporte entre Ushuaia e El Calafate e qual é o tempo de viagem. Estou pensando em viajar com meu esposo e filha de quatro anos em janeiro/2016.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Thaty, tudo bem? Entre Ushuaia e El Calafate o melhor caminho é por avião mesmo…é uma viagem de quase duas horas…bem rápido. Dá para ir de ônibus também, mas o trajeto total dura aproximadamente 18 horas e acredito que fica mais complicado para você com uma filha de quatro anos.
      Abraços

  • debora

    Olá Erick!
    Gostaria de saber se vale a pena ir no mês de julho, que seria pleno inverno…estou na dúvida entre Ushuaia ou El calafate, pq pra fazer os dois de avião sai muito caro….e vc fez o passeio até torres del paine? obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Débora, eu fui no inverno e acho que vale a pena sim. Em Ushuaia você verá neve…já em El Calafate é mais raro. Porém, nem todos os passeios estão funcionando (em Ushuaia você não consegue fazer algumas trilhas no Parque Nacional Torres del Paine e El Calafate não é possível fazer o Mini Trekking/Big Ice), mas ainda sim acho que vale a pena. Se você tem pouco tempo e se interessa por Torres del Paine, faça apenas El Calafate (daria para ir uns dois dias para El Chalten também). Eu não fiz esse tour de El Calafate para Torres del Paine porque eu fiz apenas Torres del Paine (veja aqui o post: http://mydestinationanywhere.com/category/chile/torres-del-paine/)
      Abraços

      • Myriam

        Erick, quero muito ir para El Calafate em julho. Mas vi em diferentes posts que não é uma boa época. Como você foi neste mês gostaria de saber o que recomendaria como passeios… Não vou até Ushuaia, apenas El Calafate, 4 dias completos. Se puder me ajudar agradeço… Obrigada Myriam

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Myriam…eu visitei El Calafate durante o mês de agosto e não me arrependo de ter ido no inverno. Acredito que o único ponto negativo de ir nesta época é não poder fazer o Mini Trekking ou o Big Ice pelo Perito Moreno, tanto que eu voltei no verão apenas para fazer esta atividade. Se você não tiver intenção de fazer este trekking, não vejo problemas em ir no inverno para El Calafate.
          Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Juliana, opte por levar reais ou dólares em dinheiro pois você terá uma melhor condição. Peso argentino não vale a pena comprar no Brasil e o cartão de débito (aqueles Travel Money) você vai pagar uma taxa de 6,38% de IOF.
      Abraços

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Juliana, o real é amplamente aceito nas casas de câmbio. Uma outra dica é tentar trocar no seu próprio hotel que a taxa pode ser mais favorável…alguns restaurantes e lojas também aceitam fazer o câmbio ou aceitam o pagamento em real, fazendo a devolução do troco em pesos.
          Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Arlei, sim…a melhor dica para o uso do celular é comprar um chip pré pago no país. Infelizmente não temos experiência com isso já que tentamos deixar o celular longe por um tempo, mas tem bastante informação em alguns blogs de viagem sobre isso.
      Abraços

  • Alyssa Teles

    Oi Erick!! Estamos programando uma viagem, eu e meu esposo, para El Calafte e Ushuaia final de agosto, sendo 2 dias e meio em El Calafate e 3 dias e meio em Ushuaia. Em El Calafate gostaríamos de fazer o Minitrekking e o passeio de barco; em Ushuaia o passeio pelo parque Nacional Terra do Fogo, passeio dos Huskies, Canal de Beagle e Cerro Castor, esses dias dão para fazer tudo? Gostaríamos de saber também se devemos levar pesos argentinos já do Brasil ou trocar lá, no aeroporto de Buenos Aires ou deixar para trocar em El Calafate mesmo?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alyssa, tudo bem? Os dias que você reservou são suficientes para fazer as atividades em El Calafate e Ushuaia…dá tranquilamente! Em relação a troca de dinheiro, se você não for ficar um período em Buenos Aires, não troque no aeroporto que não vale a pena. Deixe para trocar nas casas de câmbio de El Calafate ou nas próprias agências de turismo ou restaurantes que de vez em quando possuem taxas melhores que as casas de câmbio.
      Abraços

  • andrea

    olá erick , vou chegar em el calafate as 01:25 da madrugada do dia 07 de março de 2015, será que conseguimos achar uma agencia dia 07 mesmo para ir ao perito moreno ? outra coisa, queremos ir para o parque torre del paine dia 08 de março que é domingo será que tem uma empresa que nos leve ? e tem idéia do custo ?

  • Alessandra

    Oi Erick, parabéns pelo blog!!!
    Vce recomendaria fazer esta viagem em Abril? Queremos fazer El Calafate e Ushuaia. Vamos poder ver alguns pinguins ainda…rsrsrs???

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alessandra, tudo bem? Abril é uma boa época para viajar sim…é um período entre temporadas e dá para aproveitar bastante. Em relação aos pinguins, eles são mais presentes no verão, mas em Abril acredito que ainda dá para ver os pinguins sim !
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Marica, sinceramente não achei que os preços são muito mais baratos. Se você for para lá apenas para esquiar e precisar de equipamentos muito pesados para isso, vale a pena comprar por lá. Caso você só vá para Ushuaia para curtir o local e fazer os passeios mais tradicionais (e talvez se arriscar alguma vez no esqui), vale a pena comprar por aqui. Eu comprei tudo na Decathlon e não tive problemas com o frio por lá…
      Abraços

  • Brigite Brasil

    Oi, Erick, parabéns pelas informações, todas utilíssimas, principalmente as que dão ideia de preço das excursões. Esse foi realmente um diferencial para mim.
    Já estou com meu TKT para Buenos Aires, mas cheguei a pensar em desistir da Patagônia, porque os voos de Buenos Aires para El Calafate e de El Calafate para Ushuaia são caríssimos! Isso me assustou bastante, por isso queria saber de você ou de algum visitante aqui quais os preços praticados nesses trechos, só para ver se eu não estou equivocada.
    Obrigada.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá, tudo bem? Realmente os voos internos são caros e não há muita opção de companhia aérea…atualmente a Aerolíneas Argentinas e a LAN fazem estes trechos. Nós pagamos 819 dólares por todos os trechos, mas isso foi há 3 anos. Os valores atuais são mais caros (ainda mais com a alta do dólar) e também varia de acordo com a temporada. O inverno possui valores mais em conta do que no verão…
      Abraços

  • Jenypher McCartney Cavilhoni

    Olá Erick td bem? estou planejando minhas férias com a família em outubro/2015 tenho 7 dias, é muito enjoativo ficar uma semana em Ushuaia? Ainda é muito frio?caí pelo menos uns floquinhos de neve?Ou vc sugere El Calafate?
    desde já agradeço a atenção.
    Parabéns pelo Blog

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Jenypher, tudo bem? Na minha opinião, 7 dias em Ushuaia é um pouco cansativo sim. Claro que você estará com a família e pode curtir mais a cidade, mas ainda acho que é bastante tempo. Talvez vale a pena considerar uns 3 dias para Ushuaia e 3 dias para El Calafate e mais um dia de deslocamento entre estas cidades. Agora se os 7 dias que você tem já está contando o deslocamento para chegar e voltar de Ushuaia, você teria apenas 5 dias efetivos na cidade. Aí só vale a pena ir para Ushuaia mesmo.
      Em relação à neve, em outubro já não cai mais neve…mas você ainda pode encontrar neve no topo das montanhas (geralmente há no Glaciar Martial)…
      Abraços

  • Leonardo Goldfarb

    Prezado Erick, Parabéns pelas informações super úteis! Gostaria de saber se tem como incluir a Peninsula de Valdez ( para ver baleias e outros animais marinhos)no roteiro de El Calafate – torres del Paine – El Chalten – Ushuaia? Sendo possível, qual o roteiro que seria melhor? E tipo de transporte? Bom, terei de 15 a 20 dias e pretendo. se possível, ir em fevereiro de 2015. Mais uma vez super obrigado. Leonardo

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Leonardo, tudo bem? Sinceramente não tenho experiência com a Península Valdez e não sei quantos dias seria ideal para conhecer o local. Posso falar sobre Ushuaia, El Calafate, Torres del Paine e El Chaltén. Eu reservaria 4 dias para Ushuaia, 3 para El Calafate e 3 para El Chaltén…em relação a Torres del Paine, depende muito se você gosta de trekking ou não…você pode ficar um dia ou uns 10 dias…veja aqui nosso guia: http://mydestinationanywhere.com/2014/11/09/torres-del-paine-como-chegar-visitar-trekking-hospedagem/
      Se você gostar de trekking e fizer o circuito W, você teria uns 15 dias em todas as cidades. Aí daria para visitar a Península caso você tenha 20 dias de férias…
      Para os deslocamentos, recomendo ir até Ushuaia de avião e de lá ir para El Calafate de avião também (ou mesmo de ônibus se você tiver um dia inteiro para viajar entre Ushuaia e El Calafate). Já para chegar em Torres del Paine e El Chaltén, há ônibus partindo diariamente de El Calafate.
      Abraços

    • Howard

      Olá Erick! Primeiro informo que minha viage foi totalmente baseada em seu blog. Muito obrigado mesmo. Bem…estou com uma dúvia imensa paa minha viagem no carnaval de 2015 para El Calafate (15/02 – 19/02): eu já possuo o recurso financeiro, em reais, para a viagem. N entanto, estou na dúvida se levo em real ou se troco no Brasil para pesos, ou uso em reais mesmo em El Calafate. O que você recomenda?
      Outra dúvida: vc sabe informar se na duty free do aeroporto de ezezia aceita real ou somene dólar ou cartão?

      Obrigado or tudo meu amigo!

      • Erick Stengrat Autor do post

        Olá Howard, que bom que você está planejando a viagem através do blog. Depois volta aqui falando como foi a sua viagem. 🙂
        Em relação a troca de moeda, as taxas no Brasil não são muito boas e recomendo trocar em El Calafate ou, se você passar em Buenos Aires por algum tempo, vale a pena trocar lá. Se não puder, troque em El Calafate. Alguns restaurantes, lojas e mesmo hotéis possuem taxas melhores do que as casas de câmbio. Mas precisa avaliar se compensará pois a moeda lá varia bastante…
        Em relação a aceitação de real no duty free, aceita sim. Recomendo ler este post de um blog para ver mais detalhes de como funciona o duty free por lá: http://airesbuenosblog.com/freeshop-de-buenos-aires-o-que-voce-precisa-saber/
        Abraços

  • Marina

    Olá Erick muito bacana seus post, de grande ajuda !!! Meu sonho em conhecer a patagônia e pretenso realizar em 2015 nas férias de junho, não montei roteiros ainda, estou olhando um pacote fechado com (Hotel Urbano) 3 Noites em El Calafate + 3 Noites em Ushuaia | Passeio ao Parque Glaciar Perito Moreno e à Terra do Fogo, o pacote já inclui passagem área ida e volta a cidade de origem. Poderia me ajudar a montar roteiros, se tem outras operadoras que vale a pena? Junho é uma boa data ?

  • Sergio

    Olá tudo bem? Eu ja tirei muitas duvidas pelas duvidas de outras pessoas, e agraço por por todas as respostas que me foram de grande valor!
    gostaria de fazer as minhas perguntas um pouco mais objetivas
    Estou querendo ir Mes que vem Janeiro de 2015, Acha que Vale a pena ir Janeiro?
    Quanto tempo acha suficiente ir para Ushuaia-El calafate- perito moreno- e Torres del Paine?

    Obrigado por tudo! Valeu

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Sérgio, tudo bem? Que legal que você leu os comentários e já tirou algumas dúvidas. Em relação aos seus questionamentos, eu acho que vale a pena ir em Janeiro sim. Você não conseguirá fazer nenhuma atividade relacionada á neve, mas você terá dias mais longos e conseguirá aproveitar melhor os passeios também.
      Já em relação ao tempo, depende muito das atividades que você irá fazer. EU recomendaria ficar uns 4 dias em Ushuaia, 3 dias em El Calafate…já Torres del Paine depende do que você quer fazer lá. Recomendo dar uma olhada neste post para te ajudar: http://mydestinationanywhere.com/2014/11/09/torres-del-paine-como-chegar-visitar-trekking-hospedagem/
      Abraços

  • Alessandra

    Oi, Erik!!! Primeiro, agradeço imensamente por seus post!!! Estão me ajudando muito. Hoje estou terminando meu roteiro e fiquei meio chateada com a seguinte informação: mini trekking em El Calafate só é permitido para maiores de 10 anos! Vou com meu filho de 8! Um super viajante, acostumados a caminhadas e aventuras. Será que tenho alguma chance de fazer esse passeio? É muito perigoso para ele? Se não faremos, vale a pena incluir o catamarã nas passarelas se já vou fazer todos os glaciares e já ter passado por Ushuaia, Punta Arenas e Torres del Paine?
    Muito obrigada desde já!!!!
    Alessandra

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alessandra, tudo bem?
      Que bom que os posts estão ajudando. Em relação ao Mini Trekking, ele é realmente restrito para maiores de 10 anos, principalmente pelo peso dos grampones e uma certa dificuldade para andar no gelo. Em relação à inclusão do catamarã nas passarelas, atualmente eu acho que vale a pena se você não fizer o Mini Trekking. Quando eu fui para El Calafate, a Navegação por Todos los Glaciares incluía o Perito Moreno e não valia a pena fazer a navegação. Como a Navegação por Todos los Glaciares não passa mais pelo Perito Moreno, já acho que vale a pena fazer um passeio de catamarã apenas pelo Perito Moreno.
      Abraços

  • glaucio

    oi Erik, parabéns pela iniciativa de ajudar a gelera com este assunto bem especifico. Gostaria de alguma sugestão a respeito do meu roteiro

    16/01/14 – 19/01/14 – buenos aires

    19/01/14 – 23/01/14- EL calafate

    23/01/14 – 25/01/14 – El chalten

    25/01/14 – 29/01/14 – Ushuaia

    Comprei apenas as passagens, ainda n reservei hoteis e passeios…sugestão? Detalhe, o hostel deve ter quarto e banheiro privativo…valeu pela atenção

  • JOÃO BATISTA

    Olá Erick Stengrat,

    Estou planejando ir para a Argentina em março/2015.

    Penso em ficar uns 2 dois em Buenos Aires, e depois conhecer Ushuaia e El Calafate.

    Posso fazer tudo no mochilão reservando hotéis, voos e passeios?

    Nunca fui para estes lados e vou com minha namorada.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá João, tudo bem? Não entendi o que você quer dizer com fazer tudo no mochilão. Se você pensa em fazer as reservas tudo na hora e comprar passagem na hora, recomendo ter pelo menos a primeira noite de algum hotel ou hostel que você conhece reservado. Além disso, comprando na hora vc corre o risco de pegar passagens d avião mais caras e não ter disponibilidade. Eu prefiro fazer estas reservas com antecedência.
      Já para os passeios, é possível reservar na hora. Apenas o Mini Trekking ou Big Ice em El Calafate que deve ser feito com antecedência.
      Abraços

  • Avany

    Olá Erik, gosto muito do seu blog, muito esclarecedor, mas como sempre, temos mais umas perguntinhas.
    Chego em El Calafate dia 21/11 mais ou menos por volta das 12h e já tenho o traslado até o hotel e entradas para o Parque Glacial Perito Moreno inclusos no pacote. Fico 3 dias e meio e no dia 24, a tarde, sigo para Ushuaia até dia 28. Também já tenho traslado do aeroporto/ hotel e entradas para o Parque Nacional e Lagos Escondido e Fagnano.
    Além do mini trekking, o que mais me sugere fazer em Calafate? O 4×4? Que mais?
    E em Ushuaia, tenho 2 dias e meio, o que fazer?
    Como não ficarei em Buenos Aires, devo levar dólares e trocar por pesos em Calafate ou pagar tudo em dólares mesmo?
    Grata pela sua atenção,
    Avany

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Avany, que bom que gosta do blog. Espero que esteja ajudando bastante…
      Como você vai chegar em El Calafate às 12h, este dia estará um pouco “perdido” pois você precisará de algum tempo para chegar no hotel e se ajeitar. Neste dia vale a pena dar uma volta para conhecer a cidade. Já nos dois dias inteiros você pode fazer o Mini Trekking que já possível visitar as passarelas e no outro dia fazer a Navegação por Todos los Glaciares (atualmente chamada de Rios de Hielo). No dia 24 você só tem meio período e o 4×4 já será suficiente.
      Em Ushuaia você vai gastar um dia para o Parque Nacional Tierra del Fuego e mais um dia para o Lago Escondido (acredito que o Fagnano esteja incluso). Assim, você terá meio dia que dá para fazer a Navegação pelo Canal do Beagle (tem dois horários no dia que você pode fazer).
      Na maioria dos lugares aceita dólar, mas o troco será sempre em peso argentino. Vale a pena olhar a taxa da casa de câmbio de El Calafate para ver se compensa porque tem vários locais que a cotação é melhor…inclusive dá para trocar em hotéis também se o seu aceitar !
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Daniel, outubro é uma época boa sim ! Você não pegará mais a temporada de esqui em Ushuaia, mas com certeza vale a pena visitar e as duas cidades possuem diversas atividades para se fazer.
      Abraços

      • Aurélio

        Olá Erick, muito boas suas dicas. Estaremos indo para Ushuaia dia 22/11, seguindo para El Calafate e retornando ao Brasil dia 29/11. Gostaria de saber, se possível, se tem ônibus ligando as duas cidades. Obrigado.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Aurélio, tudo bem? Que bom que gostou das dicas. Há ônibus sim. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. Tem uma companhia que faz estes dois trechos (http://www.taqsa.com.ar/). Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos.
          Abraços

  • Larissa

    Erick, tudo bem?! Estou indo pra Santiago em Dezembro, e gostaria de conhecer também uma das duas cidades, Ushuaia ou El Calafate, como não vai dar para ir nas duas, gostaria de saber se você tivesse que escolher, qual você escolheria?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Larissa, tudo bem? Eu acho que se você tiver uns 5 ou 6 dias sobrando vale a pena ir para El Calafate…lá você pode ficar uns 3 dias em El Calafate, ir para El Chaltén por dois dias e também fazer um tour de um dia em Torres del Paine. Você tem mais opções nos arredores do que em Ushuaia…
      Agora se você tiver até 4 dias, depende do seu perfil. El Calafate gira em torno do glaciares e Ushuaia tem mais atividades diferentes para serem feitas (navegação pelo Canal do Beagle, Parque Nacional Tierra del Fuego e os Centros Invernais que também tem atividades durante o verão…)…tem que ver o que você acha mais interessante 🙂
      Abraços…

  • wellington

    Gostei muito do seu site, o post foi bem didatico, mas ainda estou com uma duvida, para ir de ushuaia ate el calafate e vice-versa, como eu faço, qual q melhor maneira??
    desde ja agradeco pela atencao

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Wellington, na época que eu fui não tinha voo direto de Buenos Aires para El Calafate e o voo passava em Ushuaia. Assim, era melhor fazer Buenos Aires – Ushuaia – El Calafate. Atualmente há voos direto ligando estas 3 cidades e não importa muito o seu roteiro. A única ressalva que eu tenho é tentar se programar para chegar a noite em El Calafate pois lá os passeios duram o dia todo e você precisa estar cedo no hotel para não perder o dia. Em relação à Ushuaia, se você chegar em algum dia pela manhã ainda dará para fazer um passeio pela cidade e aproveitar o dia da sua chegada.
      Abraços

      • wellington

        muito obrigado ja comprei as passagens de aviao, fare brasil -> buenos aires -> el calafate -> ushuaia -> buenos aires -> brasil
        mas outra duvida, estava pensando em comprar o tenis impermeavel em el calafate, vc acha q compensa? porque aqui no brasil esta tudo muito caro!! mas nao conseguir achar sites das lojas de el calafate… o que vc me recomenda?(queria tbm comprar pelo menos um calca e uma blusa impermeaveis la tbm…)
        abraco

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Wellington…que bom que já programou suas passagens. Em relação ao tênis e roupas, eu não vi muita diferença entre os preços daqui e os de Ushuaia/El Calafate. Na Decathlon tem algumas opções que foi a loja que eu comprei os meus itens…acho que vale a pena você dar uma olhada.
          Só uma recomendação…se por acaso você for no verão, não vale a pena levar roupas impermeáveis já que não terá nada relacionado à neve…elas são mais recomendadas se você for no inverno. Acho que só uma bota impermeável já seria suficiente neste época…
          Abraços

      • anderson salvador

        Olá amigos aproveitando o embalo da conversa, é possivel fazer o trajeto de Ushuaia ate el calafate terreste? consigo comprar lá mesmo? pois ocmo estou com tempo e so quero conhecer el calafate e Ushuaia, nao quero gastar com avião.

        Queria mesmo era compra passagem de Belo Horizonte ate Ushuaia e retorno de el calafate para BH, mas o preço da passagem sobe muito. alguama sugestao?

        Abraços

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Anderson, é possível fazer o trajeto terrestre sim. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. Tem uma companhia que faz estes dois trechos (http://www.taqsa.com.ar/). Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos. Dá para comprar na hora sim, mas se você quiser ter a certeza de pegar o horário que deseja, aconselho ir na rodoviária um dia antes.

          Não entendi se o trajeto que você quer fazer de BH até a Patagônia é de avião e se locomover apenas de Ushuaia para El Calafate de ônibus ou se seria todo o trajeto de ônibus. De qualquer maneira você teria que passar por Buenos Aires. Uma outra maneira para chegar em El Calafate é ir pela Patagônia Chilena, pegando um ônibus de Punta Arenas ou Puerto Natales até El Calafate. Mas de qualquer maneira você teria que ir até Santiago e de lá ir até Punta Arenas…

          Abraços

        • wellington

          so acrescentando aqui na resposta… se a questao for el calafate X ushuaia a passagem de aviao sai por 150 dolares em media… se der sorte da pra sair ate 100 dolares!! nao fica tao distante do preco de onibus….(fiz simulacoes no viajanet)

  • marcioyuzoMarcio

    Olá Erick!! Vou para Ushuaia no dia 28/08, no dia 01/09 vou para El Calafate e no dia 05 para Buenos Aires. Gostaria da sua ajuda para montar o roteiro e como sou fotógrafo, gostaria de lugares legais para fotografar.

    Ushuaia:

    Dia 28/08 – 12h45 – Chegada a Ushuaia (na casa de uma família) – Marcar os passeios e conhecer a cidade. Se der tempo, ir ao Museu Marítmo e do Presídio.
    Dia 29/08 – Navegação pelo Canal de Beagle e Glaciar Martial
    Dia 30/08 – Cerro Castor (Snow)
    Dia 31/08 – Parque Nacional Terra del Fuego (Trekking na Senda Costera – 8km + Canoagem)

    *Ficou fora: 4×4 Lagos Escondidos e Fagnano

    El Calafate:
    Dia 01/09 – 16h25 – Chegada a El Calafate (Casa de uma família) – Conhecer a cidade e marcar passeios
    Dia 02/09 – Navegação Todos los Glaciares
    Dia 03/09 – Tour ao Perito Moreno (Mini Trekking)
    Dia 04/09 – Cerro Frias

    *Ficou de fora El Chalten e Torres del Paines

    Você mudaria algo no roteiro??
    Vou levar mais ou menos R$3000,00. Você acha que dá pra fazer tudo isso e ainda mais algumas comprinhas, alimentação e transporte?

    Obrigado pela ajuda!!
    Abs
    Marcio

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Márcio, tudo bem? Acho que o seu roteiro ficou ótimo e você vai conseguir ótimas fotos, principalmente do Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia e do Tour ao Perito Moreno com Mini Trekking. Acho que incluir El Chaltén e Torres del Paine ficaria um pouco corrido…pelo menos eu gosto de fazer a minha viagem de forma tranquila…
      Uma observação que eu tenho é em relação a Senda Costera…eu espero que você consiga fazer, mas como estará no inverno, isso é bem relativo. Apenas na hora você conseguirá ver se esta trilha estará disponível para ser feita. Outra observação é reservar o Mini Trekking antes…não sei se você já fez isso, mas o Mini Trekking é bem concorrido e é melhor reservar antes de chegar lá.
      Em relação ao dinheiro, você vai levar o suficiente…ainda mais que você ficará em casa de família…
      Abraços e boa viagem !

      • Erick Stengrat Autor do post

        Olá Débora, tudo bem? Com certeza viajar é uma ótima forma de se gastar dinheiro…na verdade é um investimento que as pessoas fazem !!! 🙂
        Dá para pegar os passeios quando chegar em Ushuaia…há diversas agências que oferecem diversos passeios e você também consegue contratar a Nevegação no próprio porto. Só recomendo pegar um dia antes para não ter nenhum problema com o horário de partida dos passeios e acabar perdendo um dia…
        Beijos 😉

  • Ana Alice

    Pôxa Erick, foi maravilhoso tudo o que vc escreveu, estou indo no dia 20 de setembro e devo voltar no dia 27, pretendo ir direto para Ushuaia, o que vc me aconselha em termos de passeios e que roupas devo levar, gostaria tbm de ir até El Calafate

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Ana Alice, obrigado pelos elogios !!
      Em relação aos passeios, recomendo que você faça os passeios que estão no blog. Se tiver mais tempo em Ushuaia, tente também incluir uma visita aos Logos Fagnano e Escondido. Em El Calafate, vale uma visita ao Parque Nacional Torres del Paine caso você não pense em ir para Torres del Paine em um outra viagem.
      Não acho necessário roupas especiais…apenas uma bota impermeável pois em setembro a neve ainda cai na montanha. Mas vale a pena se agasalhar bem. A recomendação é se vestir em camadas: segunda pele, blusa e um casaco corta vento para a parte de cima e a segunda pele e uma calça mais grossa (pode até ser jeans) para a parte de baixo. Se você for na Decathlon você já encontra esta blusa e calça segunda pele que são bem importantes para não passar frio…se quiser esquiar (e ainda as estações estiverem funcionando), você pode alugar roupas de esqui por lá !
      Abraços

      • Erick Stengrat Autor do post

        Oi Ana, é possível ir de Ushuaia para El Calafate de ônibus, mas você não conseguirá ir direto. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. A companhia Taqsa faz estes dois trechos. Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas) mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos.
        Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida me avisa.
        Abraços

  • Eduardo Barros Leal

    Me tirem uma duvida, vou a Santiago em setembro 10/09/14, mas quero comprar o pacote para Ushuaia e El Calafate para 2015, o que mais me interessa é o mini trecking no Perito Moreno, deve render fotos espetaculares, mas qual o melhor período para fazer este passeio ? dizem que no inverno alguns passeios são cancelados, qual o melhor mês para caminhar no Glaciar ?

  • Rosangela Neves de Araújo

    Olá! Se possível, me informa qual companhia aérea te levou nesse roteiro e preço: São Paulo – Buenos Aires – Ushuaia – El Calafate – Buenos Aires – São Paulo = US$ 819. Estou planejando ir dia 20 de dezembro e voltar 1 de janeiro. Muito obrigada.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Rosângela, tudo bem? Todos os trechos foram feitos com a Aerolíneas Argentinas. É importante mencionar que os valores acima são uma referência e que eu fiz o roteiro todo no inverno que é considerado baixa temporada na Patagônia e já faz dois anos que eu fui para lá. Assim, os valores atuais deve estar um pouco maiores e variam conforme a temporada e os dias da semana que você escolhe os voos.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Michelle, tudo bem? Sinceramente os passeios não são muito práticos para se levar bebê de 6 meses. Alguns acontecem em lugares que não tem muita estrutura como o Parque Nacional Tierra del Fuego e Glaciar Martial, então você não conseguiria ir com carrinho e seria incômodo carregá-lo por muito tempo. Além disso, mesmo que você fique apenas na cidade as temperaturas no final deste mês são muito baixas…
      Acho que a partir de 2 anos já fica melhor para visitar Ushuaia com seu filho.
      Abraços

  • Ary Bartholomeu Pereira Junior

    Ola Erick, boa tarde,
    Estamos programando passeio em ushuaia (3dias completos) e el calafate (2 dias completos) em novembro/14, quais as dicas de passeios?
    Obrigado
    Ary B Pereira Junior
    Vitoria – ES

  • NF

    Olá, também deixo os parabéns pelas informações. Vamos à Patagonia em Outubro/14 e a princípio dividir entre Ushuaia e El Calafate. Lendo o post e os comentários vamos tentar planejar viagens de um dia as cidades próximas à El Calafate.
    A dúvida é sobre que roupas levar para outubro. Roupas para o inverno em período forte no sul do Brasil são suficientes?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá NF, tudo bem? Obrigado pelo elogio. No mês de outubro a neve já foi embora e ela está presente mais no topo das montanhas. Faz frio, mas dá para se virar bem com roupas que você usaria em um inverno mais rigoroso no sul do Brasil.
      Abraços

  • Gustavo

    Olá Erick, muito legal, suas informações estão muito úteis, obrigado.
    Mas preciso de uma ajuda, eu pretendo ir com minha esposa e filha de 2 anos e meio em Janeiro/15, ficariamos 4 dias em Ushuaia e 4 dias em El Calafate. Minhas dúvidas maiores são em relação a El Calafate, estou meio na dúvida em relação aos passeios, não poderemos fazer treking por estarmos com nossa filha, será que é tranquilo de ir com criança? Um dos objetivos da viagem é chegar pelo menos próximo para ver e tirar algumas fotos do Fitz Roy, no passeio para Torres del Paine de 1 dia eu conseguiria?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Gustavo, tudo bem?? A idade mínima para realizar o mini trekking em El Calafate é 10 anos, ou seja, você não poderia levar sua filha. Mesmo assim, daria para você aproveitar bastante as passarelas do Perito Moreno no Parque Nacional los Glaciares. O passeio pela navegação também é muito tranquilo e dá para levar criança 🙂 !!! Em relação ao FitzRoy, ele fica em El Chalten e não em Torres del Paine. É uma viagem de aproximadamente 3 horas por terra desde El Calafate…da própria cidade de El Chalten você já consegue ver o Fitz Roy (quando o tempo está bom)…se quiser chegar bem próximo tem uma trilha de 24Km que começa em El Chalten e vai até um ponto próximo ao Fitz Roy, mas pela distância é uma caminhada bem longa.
      Abraços

  • DANIELE

    Olá. Tudo bom Erick?
    Agora com dados mais específicos acredito que você poderá me dar mais dicas:
    03/08/14 – 04 – 05 – 06/08 Ficarei em Buenos Aires (Ibis Obelisco);

    Programado, mas alterável de acordo com as sugestões:

    Ushuaia (Hotel Altos Ushuaia)
    08/08 – Parque Nacional da Terra do Fogo com término opcional no Trem do Fim do Mundo – 8 a 12 hrs
    City Tour, Museu Marítimo de Ushuaia, a Antiga prisão de Ushuaia e ao Museu do Fim do Mundo – 14h
    09/08 – Isla de los Lobos, pájaros y faro Les Eclaireus, caminata en Islas Bridges
    10/08 – Cerro Castor
    11/08 – Lagos Fagnano e Escondido ( 4×4 )

    El Calafate (Hotel MadreTierra Patagonia)
    13/08 – Perito Moreno – Mini Treking
    14/08 – Navegação Todos los Glaciares
    15/08 – Torres del Paine
    16/08 – City Tour El Calafate

    Algum passeio devo procurar reservar antes de ir?
    Qual a melhor moeda a levar daqui do Brasil?
    É aceitável ou pelo menos há caixas eletrônicos para uso de Travel Card? Ou essas cidades é comum somente uso de dinheiro?
    Sugestões de agencias para fechar os passeios, afinal, estarei só.
    Outros possíveis passeios em troca de algum que escolhi?
    Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Daniele, tudo bem?
      Acho que seu roteiro está bom. Eu tentaria também incluir o Glaciar Martial em Ushuaia no dia 09/08. Se você fizer a Navegação na parte da manhã, te sobrará tempo para subir no Glaciar Martial e ver a cidade do alto. Em El Calafate você colocou um City Tour…você faria isso por conta ou por agência? A cidade é bem pequena e não vejo necessidade de fazer com agência. Você consegue ver a cidade em metade de um dia.
      O passeio que deve reservar com antecedência é o Mini Trekking pois ele é concorrido…os outros você consegue reservar na hora. Cada passeio eu fiz com uma agência…dá uma navegada no meu superior para chegar em EL Calafate e Ushuaia que nos posts de cada lugar eu coloco a agência que eu fiz os passeios.
      Nos lugares eles aceitam Travel Card sim, mas como você precisa pagar um IOF de 6,38% não compensa muito levar estes cartões…eu acho que a melhor opção é levar dólares em dinheiro e trocar em Buenos Aires pois a cotação de lá é melhor !
      Abraços

  • Cláudia

    Oi Erick bom dia.
    Estamos indo para Ushuaia e El calafate na próxima terça feira. Somos em três pessoas (eu, meu marido e minha filha). Compramos um pacote com os hotéis e alguns passeios inclusos, porém não tenho ideia do quanto levar em pesos. Ficaremos três dias em cada cidade e dois em Buenos Aires. Pode me ajudar? Obrigado.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Cláudia, tudo bem? Sua dúvida é bem difícil de responder pois depende muito do que vocês já contrataram. Por exemplo, no pacote está incluso o translado entre o hotel e o aeroporto? No hotel o café da manhã está incluso? Vocês contrataram todos os passeios que queriam ou ainda querem fazer um outro? Tudo isso acaba influenciando. Além disso, depende do padrão de restaurantes que vocês estão acostumados. No post tem os preços de todos os passeios e você já consegue ver quanto gastaria com os passeios que você não contratou…na alimentação eu comi em lugares simples, mas eu sempre comia em algum restaurante…
      Eu só aconselho você levar dólares ao invés de pesos. A cotação de peso no Brasil não é muito boa para compra e você terá vantagem comprando dólar aqui e trocando por pesos em Buenos Aires. Além disso, leve também reais para trocar caso você fiquei sem dólares.
      Abraços

  • Diego Ernan

    Ótimo relato, amigo!
    Estou querendo ir sem setembro, penso em comprar a ida para Ushuaia (ARG) e voltar por Puerto Montt (CHI), o que acha?
    Terei 13 dias no total, gostaria de fazer o máximo possível.
    Poderias me dar dicas de caminhos a fazer, tendo esses pontos acima como ida e volta do Brasil? Penso nos passeios em Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate, Vulcão Osorno ou Villarica (escalar) e outros. Estou com dificuldades de montar a sequencia.

    Abraço!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Diego, tudo bem?
      Sinceramente eu acho pouco tempo para fazer todo este roteiro. Você vai ficar mais tempo na estrada se locomovendo entre estes pontos do que visitando os locais nas cidades.
      Em 13 dias eu priorizaria Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine. Você conseguia ir por Ushuaia e voltar por El Calafate (ou Puerto Natales no Chile). Daria para aproveitar mais cada local e facilitaria você montar a sua sequência…
      Abraços

      • Diego Ernan

        Tudo blz! Muito obrigado pela ajuda, Erick!
        Estou montando 2 roteiros, esse aí para setembro e outro de 22 dias pela América Central para novembo.
        Só para absorver mais um pouco dos seus conhecimentos, o trecho Ushuaia-El Calafate faria de forma terrestre ou aerea?
        Simulei assim, fazendo de forma area:
        Brasil-Ushuaia 13/09;
        Ushuaia-El Calafate 20/09;
        Punta Arenas-Brasil 27/09. (não achei por Puerto Natales e por El Calafate fica bem mais caro)
        Tem muitos dias para a região de Ushuaia e poucos para a região de El Calafate (Torres del Paine, Perito…)? Como ficaria melhor?

        Abraço!

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Diego, acho que ficou muitos dias em Ushuaia. Eu acho que poderia fazer o seguinte:
          Brasil-Ushuaia: 13/09
          Ushuaia-El Calafate: 18/09 – dá para fazer aérea ou terrestre…a terrestre você economiza, mas é mais demorado. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. Tem uma companhia que faz estes dois trechos (http://www.taqsa.com.ar/). Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos.
          El Calafate-El Chalten: 21/09
          El Chalten-El Calafate-Puerto Natales – 24/09
          Puerto Natales-Punta Arenas-Brasil – 27/09
          Eu inclui El Chalten pois é um lugar perto de El Calafate (umas 3 horas de ônibus) que é um dos locais mais bonitos da Patagônia (ainda preciso visitar). Além disso, como será setembro, os trekking de Torres del Paine estarão praticamente inacessíveis, mas dá para fazer vários trechos de carro no parque que também é bem bonito. Daria para alugar um carro em Puerto Natales e ir dois dias para Torres del Paine ou pegar alguma agência da cidade que faz algum tour que passa por vários lugares do parque em dois dias. Eu já fui para Torres del Paine, mas fiz o circuito W de trekking em dezembro (ainda preciso escrever sobre isso no blog).
          Abraços

  • Eduardo Barros Leal

    Boa Tarde amigo, gostei muito de seu blog, muito útil para quem vai viajar, queria tirar umas duvidas, este ano irei a Santiago, Valle Nevado etc, mas pretendo planejar uma viagem para Ushuaia e El Calafate e primeiro: a data… me interessa fazer este MIni Trecking ao Perito Moreno, qual o mês ideal para esta viagem ? quero pisar no gelo do glacial, e fazer outros passeios, minha preocupação é que vou viajar sozinho, então, preciso do mínimo de segurança e informações, pretendo ficar entre 7 e 8 dias, agradeço já sua atenção.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Eduardo, tudo bem? Obrigado pelos elogios em relação ao blog. Quanto ao Mini Trekking, você pode fazê-lo durante boa parte do ano, porém, no pico do inverno ele não está disponível. Neste link eu tenho um post apenas falando sobre isso e lá tudo que você precisa saber sobre este passeio: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/
      Quanto a segurança, os dois lugares são muito seguros e os passeios também são tranquilos de serem feitos. Pode ir sem preocupação…
      Abraços

  • Renato Argôlo

    Quando fui agora em abril, consegui voo de USH para El Calafate por uns 600 e pouco, pelas Aerolíneas, ida e volta, 1h20min de voo. Não sai caro, tendo em vista os transtornos indo de ônibus. O benefício é bem maior que o custo. O preço de todo o trajeto rodoviário (umas 20 horas no total) seria quase o mesmo preço que o aéreo. Boa sorte.

    • Karen Michielin

      Olá Erick, tudo bem?
      Estou indo com meu marido para Ushuaia no início de junho e gostaríamos de saber se devemos levar somente dólares ou também pesos. Outra dúvida que temos é em relação aos passeios, como contratamos e com quem? Obrigada! Karen

      • Erick Stengrat Autor do post

        Olá Karen, tudo bem?
        Não vale a pena levar pesos do Brasil pois a cotação daqui não é muito boa. Vale a pena levar dólares e trocar por pesos em Ushuaia.
        Em relação aos passeios, o único que fizemos por meio de agência foi o Canal do Beagle que fizemos com a Patagônia Explorer. Além disso, nós contratamos um transfer para nos levar e buscar no Parque Nacional Tierra del Fuego, mas lá dentro fizemos as trilhas por conta. Na parte de “Mais Informações” em cada um dos posts de Ushuaia tem os links para estes serviços: http://mydestinationanywhere.com/category/argentina/ushuaia/
        Dá para reservar tudo quando vocês chegarem lá na cidade, não precisa reservar daqui.
        Abraços.

  • Daniele

    Olá Erick, estou para fechar a viagem para patagonia. Pretendo fazer: SP para Buenos Aires (4 dias) – Ushuaia (4 dias) – El Calafate (3 dias) – SP. O melhor preço que encontro de passagens aereas são da Aerolineas Argentinas. Os comentarios sobre a companhia não estão me deixando segura. Qual sua opinião e sugestão quanto a essa parte.
    Obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Daniele, não sei se você irá conseguir trechos mais baratos com outras companhias pois pelo que eu vi o trecho Ushuaia – El Calafate e El Calafate – Buenos Aires ainda são feitos apenas pela Aerolíneas. Assim, se você voar Aerolíneas para estes trechos e LAN para os outros, acaba ficando mais caro. Eu fiz todos os trechos pela Aerolíneas e não tive problemas, mas sei de pessoas que tiveram alguns problemas com eles em trechos para Buenos Aires.
      Como são múltiplos trechos, acho que não vale a pena fazer um pouco com uma companhia e um pouco com outra…teria que arriscar mesmo…
      Abraços

  • FERNANDO

    oi… boa tarde… acabei de adquirir uma passagem para USHUAIA e vamos no dia 26/08 e ficaremos até 02/09 – uma semana – tenho algumas duvidas e preciso de uma opiniao: 1) Quero ir a Alcalafate – como voce aconselha e dividir o tempo?! 2) quando fui a Bariloche existia o aluguel de roupa apropriada para neve por la… tambem vale para USHUAIA e CALAFATE ??! 3) Estou indo com familia toda inclusive uma pequena de 07 anos … que passeios vc indica?!?! No mais, parabens pelo site e desde ja agradeco…

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Fernando, tudo bem?
      Como vocês vão no dia 26, acredito que este dia será só para locomoção e você teria 6 dias úteis. Se for isso, fique 3 dias em Ushuaia e 3 dias em El Calafate…se tiver 7 dias úteis e gostar bastante de neve, fique o dia adicional em Ushuaia. Minha recomendação de passeios seria:
      Ushuaia: Navegação Canal do Beagle (metade de um dia) e Glaciar Martial (metade de um dia), Parque Nacional Tierra del Fuego (dia inteiro) e mais algum centro invernal que você queira…se vocês curtem esquiar, o Cerro Castor é o melhor deles. Se não curtem, há também outros centros invernais com outras atividades como passeio com cães (ótimo para a pequena de 07 anos), escalada e etc. Os posts de todas estas atividades estão no link: http://mydestinationanywhere.com/category/argentina/ushuaia/
      El Calafate: vale a pena passar um dia nas passarelas do Perito Moreno (se você quiser, pode também fazer o Mini Trekking…mas a pequena não poderá fazer), um dia na Navegação Todos los Glaciares e no outro dia pode fazer o Cerro Frias ou a Estância Cristina que também é bem tranquilo e para toda a família). Os posts destas atividades estão no link: http://mydestinationanywhere.com/category/argentina/el-calafate/
      Nas duas cidades há opções de aluguel de roupas, mas acho que é mais necessário em Ushuaia que neva bastante. Em El Calafate acredito que não será necessário…mas se for, tem opções.
      Abraços

      • FERNANDO

        Erick, sem palavras para sua atenção e retorno… obrigado pelas dicas… estou indo para realizar o sonho de minha pequena de ver neve….e um pouquinho o meu de conhecer o “fim do mundo”…. abraços e não vejo a hora….e vamos seguir suas dicas ao pé da letra… ops… so mais uma duvida… entre as duas cidades se não for de aviao, existe outra opção de deslocamento ???? desculpe o “abuso”…..

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Fernando, existe opção de viajar de ônibus entre as duas cidades, mas não tem ônibus direto. Saindo de Ushuaia, você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos. Então não sei se seria muito viável para vocês com uma pequena…ainda mais porque você acaba perdendo o dia todo…
          Estamos aqui para dar dicas…espero que tenham ajudado e que a viagem seja ótima 🙂 !!
          Abraços

  • Patricia

    Olá Erick, poderia me ajudar por favor? Quero ir para Patagônia em julho (sei que é muito frio). Pelo que andei lendo, Ushuaia e El Calafete são destinos que não dá pra perder. Minha dúvida é quanto a passagens e hotéis. Andei vendo alguns pacotes e achei caro. Vc acha melhor comprar as passagens e reservar os hoteis separadamente? E quantos dias vc acha bom para ficar em cada lugar? Quanto aos passeios, vi que há vários, eu fecho lá mesmo e com quem? Qual a melhor maneira de fazer os passeios para que não pague mais caro? Desculpe o excesso de perguntas mas estou perdida. E parabéns pelo site, de todos que vi ( e olha que vi muitos), o seu é de longe o melhor.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Patrícia, tudo bem? Realmente pacotes serão mais caros. Se você quiser economizar, vale a pena pesquisar passagens aéreas e hotéis e reservar por conta própria. Esta é a maneira que eu faço todas as minhas viagens. Eu recomendo ficar uns 4 dias em Ushuaia e 4 dias em El Calafate…assim você não sai com sentimento de que faltou alguma coisa. Perto de El Calafate também tem uma cidade que chama El Chaltén que vale muito a pena conhecer (ainda não fui para lá). Se você for em julho, dá para fechar os passeios por lá mesmo e não tem muita regra para economizar. É dar uma pesquisada nas agências da cidade e ver qual oferece a melhor condição.
      Espero ter ajudado clarear um pouco mais 🙂 !
      Abraços e se tiver mais dúvidas me avisa.

      • Patricia

        Ajudou sim e muito Erick. Farei isso, comprar isso, comprar as passagens e pesquisar hotéis e hostel. E visitarei El Chaltén. Muitíssimo obrigada pelas dicas. Abraços

  • Daniele

    Olá Erick. Acabei de conhecer seu blog e adorei… Estou planejando minhas férias de agosto, e acabei vendo essa sugestão de Ushuaia e El Calafate de alguns mochileiros. Não sou exatamente uma mochileira, mas sempre viajo sozinha…
    Agosto é uma boa época para ir na Patagonia? Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Daniele, tudo bem? Que bom que gostou do blog. Na minha opinião é sempre boa época para ir para a Patagônia pois eu adoro. Em Agosto você vai pegar mais frio e neve em Ushuaia…se você quiser fazer atividades de neve como esqui, trenó puxado por cães, caminhada na neve e etc é uma ótima época. Se você for para fazer as atividades e também algumas trilhas, no verão é melhor já que no inverno algumas trilhas do Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia estão fechadas. Resumindo, tem atividades durante todo o ano…depende do que você quiser fazer.
      Abraços e depois me conte se você vai para lá.

  • Luciene

    Olá Erick,
    Que dicas incríveis.
    Estou indo com meu marido em outubro e estamos muito empolgados.
    Gostaria de ficar nos mesmos hostels q você ficou, no entanto, não consegui contactar nenhum pelos sites. Pode me ajudar?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Luciene, tudo bem? Obrigado pelo elogio.
      Eu dei uma olhada agora e o Hostel los Cormoranes em Ushuaia não está mais disponível pelo sistema do Booking. De qualquer maneira, você pode entrar no site deles para fazer sua reserva: http://www.loscormoranes.com/
      Este hostel de El Calafate fechou, por isso não consegui colocar nenhum link para ele. Eu indico um outro que fiquei quando voltei para El Calafate que chama Hostel del Glaciar Libertador. Olha o post que eu fiz dele: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/21/hostel-del-glaciar-libertador-el-calafate/ (lá tem o link para reservar).
      Espero que tenha ajudado…se tiver mais alguma dúvida me avisa =)
      Abraços

      • Luciene

        Muito obrigada pela presteza e nova informação.
        Vou ver se esse tem quarto individual com banheiro privativo nesses hostels.
        E com certeza vc ainda vai receber muitas dúvidas minhas, rsrs.
        Ah, o mini trekking precisa ser reservado com muita antecedencia? É necessário sapato especifico? Consigo alugar?
        Abs,

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Luciene, os dois possuem opção de quarto individual com banheiro privativo. Então você não deve ter problemas para reservar.
          Eu recomendo reservar o Mini Trekking com antecedência. Como você vai em Outubro, é bom enviar um e-mail para a Hielo y Aventura no começo do próximo mês para fazer sua reservar e já garantir. Eu fiz um post apenas sobre o Mini Trekking (caso você não tenha visto 🙂 ): http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/
          Não precisa ir com calçado específico pois eles colocarão os grampones na sola do seu calçado. A maioria das pessoas vão com aquelas botas de trekking (Timberland, Salomon e etc), mas também vi gente com tênis. O importante é ir com calçado fechado.
          Abraços

      • Renato Argôlo

        Desulpe minha intromissão, mas fiquei em abril no CALAFATE HOSTEL, associado ao Hosteling International, bem no centro de el Calafate. Preço ótimo, localização ótima e a equipe da recepção muito atenciosa. E lá mesmo podemos fazer todo o planejamento das viagens, com reservas e preços muito em conta. Abraço.

  • any

    Boa tarde

    Estou indo no final de junho ao El calafate, nessa época vc tem ideia de quantos graus faz? E estou pensando em mudar minha passagem e incluir Ushuaia, vc acha que vale a pena?

    Obrigada pela atenção.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Any, a temperatura média para esta época do ano em El Calafate é de aproximadamente 5°C…mas a mínima chega até uns -3°C. Quanto a mudar sua passagem para incluir Ushuaia, depende do tempo que você estiver. Se você conseguir ficar pelo menos 3 dias inteiros em Ushuaia e 3 dias inteiros em El Calafate vale a pena…caso contrário, mantenha o seu plano incial !!
      Abraços

  • Lúcia Mello

    Olá Erick suas dicas são tudoo, estamos indo em janeiro de 2015 é a melhor epóca para visitar a patagônia?? vamos ficar 5 dias em ushuaia e 5 em el calafate, vc pode montar um roteiro para eu aproveitar o máximo, desde já agradeço

    • Renato Argôlo

      Sugiro apenas dois dias inteiros em USH e os demais em el Calafate por haver mais
      opções, inclusive ir a El Chalten (horas de viagem) e a Torres del Paine (Chile) onde
      deve ser paga a tarifa na fronteira com dólares ou pesos chilenos que poder ser trocados
      lá mesmo. Esses dois passeios são melhores se pernoitar uma noite em cada lugar
      para aproveitar os passeios e por durar às vezes o dia todo. Tem que fazer os passeios
      mas também tem que descansar rsrs. Fiz um tour de 9 dias por lá agora no início de abril.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Lúcia, tudo bem? Janeiro é uma ótima época para visitar a Patagônia. Você não irá encontrar neve (apenas no topo das montanhas), mas tem muita coisa para ser feita. Sugiro o seguinte:
      Ushuaia: eu fiquei 4 dias na cidade e você pode pegar o meu relato de viagem como referência para montar o seu roteiro. Como você terá um dia a mais, você pode visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego em dois dias (no verão ele tem mais coisas para se fazer do que durante o inverno…é ótimo para quem curte trekking) ou você pode usar o seu dia adicional para fazer o Lago Fagnano e Escondido que duram o dia inteiro. O relato pode ser lido no link Relato de Viagem – Ushuaia
      El Calafate: eu fiquei 4 dias na cidade e você pode pegar o meu relato de viagem como referência para montar o seu roteiro. Como você terá um dia a mais, você pode visitar o Parque Nacional Torres del Paine no Chile (tem um tour de um dia disponível) e até mesmo ir para El Chalten. O relato pode ser lido no link Relato de Viagem – El Calafate
      Se tiver mais alguma dúvida me avisa !
      Abraços

  • Erik Gomes

    Olá,
    Acompanho o blog do Erick faz um tempo e por isso estou aqui; fiquei tanto no Los Cormonares como no Haush e ambos são legais se estiver afim de hostel, sendo que o último parece ser , agora, um pouco mais barato que o primeiro . Sugestão :se estiver sozinho, vai no Haush, pois la é esquema mais de mochileiro mesmo .
    Abraços

  • Bruno

    Erick, estou para ir a Ushuai em agosto 2014, gostaria de saber se tem lugares para andar de snowmobil e de helicoptero lá?, vale a pena eu ir com o peso argentino já?, e pelo que pesquisei , achei o haush hostel legal, voce conhece ? percebi que voce tem um vasto conhecimento. voce é de qual pais ?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Bruno, tudo bem?? Tem sim. Você pode fazer passeios de helicóptero com a empresa Heli Ushuaia e andar de snowmobil nos centros invernais Tierra Mayor e Haruwen. Não sei o preço pois eu não fiz nenhuma das atividades.
      Quanto ao hostel, não conheço o Haush Hostel. O Erik Gomes (aqui no comentário de cima) fez um comentário bem legal comparando os dois (Haush e Los Cormoranes).
      Obrigado pelo elogio…sou brasileiro 🙂 , mas adoro a região da Patagônia…pretendo ir mais vezes para conhecer outros lugares também !!!
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Débora, tudo bem? Não tem possibilidade de ir de barco de Ushuaia para El Calafate. Você deve ir de avião ou ônibus. Se você tiver pouco tempo, a melhor maneira é ir de avião já que é uma viagem de apenas uma hora e meia !!!
      Quanto ao Perito Moreno, não precisa reservar para visitar as passarelas. Você pode chegar na cidade e reservar o tour para o Perito Moreno no dia seguinte. Você só precisa reservar com antecedência se for fazer o Mini Trekking.
      Abraços

  • Márcio

    Bom dia Erick!!!
    Preciso de um direcionamento seu, se possível.
    Estou indo com mais duas pessoas para Ushuaia e El Calafate…período da viagem: 11/04/2014 a 19/04/2014.
    Chegaremos em Ushuaia no dia 11/04 às 12:45h (previsto)…ficaremos essa tarde por lá….pois no outro dia 12/04…pegaremos um voo para El Calafate às 15:00 e voltaremos para Ushuaia no dia 14/04 às 12:55….ficaremos em Ushuaia até o dia 19, voltando para o Brasil às 13:25.
    Se possível, gostaria que vc indique os melhores passeios para fazermos, tendo em vista que ficaremos, praticamente, 1 dia livre em El calafate e 3 dias livres em Ushuaia.

    11/04: Ushuaia (parte da tarde – chegaremos às 12:45 – previsto)
    12/04: Saída de Ushuaia para El Calafate (chegaremos às 16:25 – previsto)
    13/04: El Calafate
    14/04: saída às 12:55 de El Calafate para Ushuaia.
    15/04: Chegada em Ushuaia às 14:10
    16/04: Ushuaia
    17/04: Ushuaia
    18/04: Ushuaia
    19/04: volta para o Brasil às 13:25

    Obrigado

    Márcio

  • Margareth Pazos

    Oi
    Estou indo em abril no feriadao.
    Minha duvida é quanto a ida para ushaia apartir de el calafate. Gostaria de ir de onibus, para apreciar a paisagem e cruzar o estreito.
    Quanto tempo em média leva? e se realmente vale a pena fazer esse trajeto por terra. Não disponho de muito tempo, a volta já será aereo.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Margareth, se você tem pouco tempo, acredito que não vale a pena ir de ônibus. O trajeto dura cerca de 13 horas, porém, não é direto. Você terá que ir para Rio Gallegos e de lá ir para Ushuaia….então são 13 horas + tempo que você tiver que esperar em Rio Gallegos.
      Abraços

  • Renato Argôlo

    Amigo Erick, ma dá umas dicas…
    Já estou com passagem comprada pela Aerolineas.
    Saio do Rio dia 01/04 e chego em USH no mesmo dia.
    Dia 2 é meu aniversário e ainda fico em USH até dia 3.
    Reservei no Hostel Calafate de 4 a 7 de abril e volto pra USH.
    Meu retorno pro Rio é dia 9.
    Minha intenção é ir de USH pra el Calafate de busão pois
    não quero gastar tanto.
    Tem como você montar um tour (rs) pra mim com as dicas
    de ônibus, empresa, preço aproximado, tempo de viagem etc?
    Sei que você é o cara certo rsrs.
    Valeuuuu,
    Renato Argôlo

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Renato, você não conseguiria voltar por El Calafate? Seria melhor do que voltar para Ushuaia apenas para voltar para o Rio. De qualquer maneira, eu sugiro:
      Dia 02: Canal do Beagle + Glaciar Martial (USH)
      Dia 03: Parque Nacional Tierra del Fuego (USH)
      Dia 04: Ida para El Calafate
      Dia 05 – 07: Veja o meu relato de 3 dias em El Calafate. Eu sugiro o Mini Trekking, Navegação Todos los Glaciares e Cerro Frias
      Dia 08: Volta para Ushuaia
      Dia 09: Ida para o Rio.
      Não sei se as datas batem com o que você vai fazer, mas acredito que já dá para você ter uma ideia. Quanto ao ônibus, de Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. Tem uma companhia que faz estes dois trechos (http://www.taqsa.com.ar/). Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site 🙁 !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos. Eu já vi um relato que fala que o custo de todo este trecho em 2008 foi de 165 pesos….então deve ser um pouco mais do que isso agora !!
      Se tiver mais alguma dúvida me avisa.
      Abraços

  • Renato Argôlo

    Gostei muito do seu blog e vou usá-lo como referência pois estou indo dia 01/04/2014 do Rio para USH. Fico até dia 09. Nesse meio tempo também quero ir a El Calafate e o que mais der.
    Gostaria de saber se o João… lá em cima vai também nesse período pra me fazer companhia, pois vou só.
    Abraço e parabéns pelo seu blog.
    Add no facebook.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Renato, tudo bem? Que bom que você gostou do blog e que vai ajudar planejar sua viagem !!! Como eu vi que você está tentando fazer contato com o João, vou enviar um email para ele pedindo para entrar em contato contigo para vocês combinarem alguma coisa por lá !
      Abraços

  • Sérgio

    Olá Erick! Sua experiência é bastante interessante e gostaria de aproveita-la para conhecer estas duas regiões. Estou indo para Buenos Aires com minha esposa e filha (7 anos) no dia 05/01/15 e retornamos em 18/01/15. Ainda não decidimos como e quando iremos para as duas regiões. Tem possibilidade de ir para uma dessas regiões de avião e depois alugar um carro para ir para outra? O passeio de barco em Ushuaia que vai em regiões mais geladas e no lado Chile, acontece em janeiro? E por fiim, existe a chance de algum lugar desses locais encontrarmos neve em janeiro? Desde já agradeço pela atenção. E parabéns pelo blog. Grato Sérgio

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Sérgio, obrigado pelos parabéns !!! A distância de Buenos Aires para El Calafate é de quase 2900Km e seria uma viagem bem cansativa de carro. Já entre El Calafate e Ushuaia a distância é de 900Km. É menos cansativo, porém, você precisa atravessar a fronteira duas vezes já que para faze este trajeto você cruza a fronteira da Argentina e entra no Chile e depois volta para Argentina. Neste caso, não sei como são as restrições de carro alugado para atravessar a fronteira…precisaria ver diretamente com uma locadora. As taxas também devem ser caras para pegar o carro em Ushuaia e devolver em El Calafate ou vice-versa. Se você quiser ter mais liberdade, eu chegaria nestas cidades de avião (como vc está planejando com antecedência você consegue um preço bom) e nas cidades alugaria um carro (em Buenos Aires não vale a pena alugar carro).
      O passeio de barco em Ushuaia ocorre em janeiro sim…ele também leva até a pinguinera (que não foi o meu caso já que eu fui no inverno). Quanto à neve, você só encontrará no topo das montanhas…
      Abraços e se tiver alguma dúvida me avisa !!!

  • Hugo Costa

    Minhas férias é só em Novembro e como vi nos seus comentários em Ushuaia não verei neve a não ser no alto das montanhas. Sabe me dizer um outro lugar que possa ter neve em Novembro e que o valor não seja tão diferente.
    Abços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Hugo, em novembro realmente não há mais neve no hemisfério sul. Você pode optar por algum destino no hemisfério norte para ver neve (por exemplo, a temporada de neve nos EUA começa em novembro…Canadá também é uma ótima opção). Como os preços para Ushuaia no final de ano (alta temporada) são altos, você consegue preços semelhantes para uma viagem ao hemisfério norte procurando com antecedência e vendo promoções que sempre aparecem (recomendo o site Melhores Destinos para promoções).
      Abraços

  • Nicolle Grazzia

    Oi,
    Estou pretendendo ir em Novembro no feriaodo do dia 20, sabe me dizer como é o tempo lá? E esses passeios algum deles é restrito a criança (2anos)?
    Desde já obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Nicolle, em novembro não há neve nas cidades, apenas no topo das montanhas. A temperatura em Ushuaia deve ficar entre 2°C e 15°C e El Calafate entre 5°C e 20°C. Quanto aos passeios, não vi nenhuma restrição para crianças. Na minha opinião El Calafate possui mais estrutura para levar crianças nos passeios como o Parque los Glaciares e até mesmo a Navegação Todos los Glaciares que vai em um barco bem confortável. Já em Ushuaia dá para conhecer o Canal do Beagle e o Parque Nacional Tierra del Fuego que também possui uma boa estrutura.
      Abraços.

  • Carolina

    Olá! Parabéns pelo blog e pela atenção na qual responde a todos aqui. Gostaria por gentileza de sugestão de roteiro para o período de 19/6 a 23/6/14. O que fazer em tão curto tempo? O que priorizar? É possível conhecer Ushuaia e El Calafate em 4 dias? Tenho vontade conhecer uma estação de esqui tbém. Atenciosamente, Carol

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Carol, tudo bem? Obrigado pelos elogios. Particularmente eu não gosto de ficar pouco tempo nas cidades pois tenho impressão de que não conheci nada. No seu caso, eu ficaria apenas em Ushuaia já que você quer ir em estação de esqui. Seria Canal do Beagle, Parque Nacional Tierra del Fuego, Estação de Esqui Cerro Castor, Glaciar Martial (este último também funciona como esqui, mas sua estrutura não se compara do Cerro Castor) e ainda daria para fazer o Lago Fagnano e Escondido. Além disso, El Cafalate é mais perto do que Ushuaia e seria mais tranquilo você voltar em outra oportunidade.
      Se mesmo assim você pensar em fazer as dias cidades, em Ushuaia priorize o Canal do Beagle e a visita ao Cerro Castor por causa do esqui. Eu adoro o Parque Nacional Tierra del Fuego, mas você precisaria de um dia inteiro para aproveitar bem. Em El Calafate, visite as passarelas do Perito Moreno e faça também a Navegação por Todos los Glaciares.
      Abraços e se tiver alguma dúvida me avisa.
      Abraços

  • Juliana

    Perfeito seu relato! pretendo ir no inicio de junho com meu marido e tenho dúvidas quanto ao vestuário. Sempre viajamos com uma mala pequena e uma mochila simples. serão 4 dias em ushuaia e 4 dias em El Calafate. O que vc sugere? botas para neve? casaco corta vento, segunda pele?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Juliana, eu também gosto de viajar leve. Eu fiquei a mesma quantidade de dias que vocês vão ficar. Sugiro levar uma bota (não precisa ser necessariamente uma para neve, mas precisa ter a sola grossa e ser impermeável…eu fui com uma da Timberland) e para economizar espaço já vai usando a bota. Quanto ao vestuário eu levaria duas blusas e calças segunda pele, umas duas blusas para a camada intermediária (a mais recomendada é a Polartec) e uma casaco grande corta vento. Em passeios do Canal do Beagle em Ushuaia, Passarelas do Perito Moreno e Navegação Todos los Glaciares em El Calafate, dá até para usar calça jeans por cima da segunda pele. Para os outros vá com uma calça que seja impermeável por cima da segunda pele. Ahhh…e leve também luvas e gorro 🙂
      Espero ter ajudado…se tiver alguma dúvida me avisa…
      Abraços

      • Juliana

        Olá Erick! obrigada pelas dicas. Tenho pesquisado botas e visto muitas críticas sobre a Tmberland produzida aqui no Brasil. Parece que uma tal da salomon, da série Vento é muito boa… vc conhece? meu marido quer fazer snowboard e eu vou apenas acompanha-lo. para isso, vc acha que devo alugar botas de neve ou a bota impermeavel segura algumas horas na neve? Eu acho que não segura, mas não tenho certeza. Tenho horror a pé frio!! rsrsrsrs

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Juliana, a minha Timberland foi comprada nos EUA então não tive muitos problemas com ela. Não sei a versão daqui não é tão boa quanto a americana. No meu caso eu não fiz snowboarding ou esqui, mas cheguei andar pelo Cerro Martial e Parque Nacional Tierra del Fuego com bastante neve e ela aguentou bem. A Salomon também é boa e você não deve ter problemas para andar pela neve com ela (até porque a Salomon é uma das grandes que fazem botas especiais para alta montanha e snowboarding/esqui). Ahh, eu também usei uma meia bem grossa que uso para trilhas e me ajudou bastante para manter o pé quente…rsrsrs

  • Humberto Fernandes

    Olá, Erick.
    Vi seus relatos (parabéns!) no mochileiros e terminei por aqui, hehe. Tenho algumas dúvidas sobre este roteiro que estou querendo fazer em dezembro. Programo 4 dias em Ushuaia, 2 em Calafate e 2 em Chalten… Dúvidas:
    1º) Em Ushuaia, reservei 2 dias para o Parque Terra do Fogo, 1 dia para Pinguineira e 1 dia para cerro Martial (Neste dia do Martial, o que mais posso fazer de passeio para aproveitar o dia?
    2º) Em Calafate, reservei 1 dia para o Big Ice e o outro penso em algo diferente (vi a Laguna Nimez, que é uma reserva com muitas espécies de aves, já que no Big é bem explorado os glaciares…). Achas que fica repetitivo passar um turno no Parque Los Glaciares e ver esta Laguna, já que terá o Big no outro dia?
    3º) Câmbio: minha conexão em BsAs na ida deve ser rápida e não devo ter tempo útil para ir na Florida cambiar real x pesos. Acha que dá certo levar só real? Ou já me garanto também com doláres?

    Abraço e parabéns pelo site, está muito bom!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Humberto, obrigado pelos elogios. Quanto às suas dúvida, vamos lá:
      1) Como você vai em dezembro, você consegue fazer o passeio de barco Canal do Beagle + Pinguinera que vai levar umas 6 horas. Como nesta época escurece muito tarde em Ushuaia (cerca de 23h), você conseguiria fazer o Cerro Martial neste mesmo dia. Sobraria um dia inteiro para você fazer uma outra atividade…geralmente as pessoas fazem o Lago Fagnano + Lago Escondido.
      2) O Big Ice é o mais completo pois nele você vai conseguir passar pelas passarelas do Perito Moreno, fazer uma pequena navegação e ainda andar pelo glaciar. A Laguna Nimez é do lado do centro da cidade e o percurso dentro da reserva é de 2,5Km e dá para fazer em umas 2 horas. Dependendo da hora que vc chegar em El Calafate ou sair, dá para fazer a Laguna Nimez neste dia e você terá um dia restante que eu recomendo fazer a Navegação Todos los Glaciares que dura o dia todo.
      3) Eu recomendo levar dólar daqui que compensa trocar por lá. Leve também real caso os seus dólares acabem, mas o real não é aceito em qualquer estabelecimento quanto o dólar.
      Se tiver mais alguma dúvida avisa…
      Abraços !!!

      • Humberto Fernandes

        Olá, Erick!
        Obrigado pela resposta, ajudou bastante… Dei uma sumida pois estava resolvendo vôos e hotel e agora já tá tomando forma a viagem:
        Dia 08/12 chego a BsAs de manhã, vou ao centro, câmbio e chego a Ushuaia pelas 19:30; fico lá até 13/12 (quando pego vôo para Calafate) e acho que vou usar o outro dia livre para conhecer mais o Pq. Terra do Fogo.
        Dia 13 vôo p Calafate e depois ônibus p/ Chálten
        Dia 16 chego em Calafate no início da tarde e aqui só vai dar tempo ver a Laguna mesmo… dia 17 Big Ice e retorno em 18/12.
        Valeu pelas dicas!

        Abraço!

        • Erick Stengrat Autor do post

          Legal Humberto !!! Bom que a sua viagem já está tomando forma ! Se até o dia você tiver mais alguma dúvida pergunte por aqui !!!
          Abraços

  • João

    Valeu Erick, era exatamente isso que eu estava procurando aqui: como esquematizar a ida a Torres del Paine mantendo como “base” El Calafate. Pensei em alugar carro e ir pro parque, pernoitando lá por perto, mas agora você veio com esse esquema que me parece cair como uma luva: “Tour All Day em Torres del Paine”. Pesquisei e vi que tem algumas agência sque fazem isso, saindo de El Calafate… tens alguma recomendação de empresa? Outra coisa, nesse tour se pernoite perto do parque ou se volta para El Calafate?

    Abraço e obrigado novamente!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Se você pensa em ir para Torres del Paine pode ficar 3 dias em Ushuaia (Navegação, Parque Nacional Tierra del Fuego, Glaciar Martial) e 4 dias em El Calafate. Para fazer Torres del Paine de El Calafate você tem duas opções: alugar o carro ou fazer o tour all day. Se fizer o tour all day você ainda conseguiria fazer um outro passeio em El Calafate já que este tour vai e volta no mesmo dia (sai às 5h e volta às 22:30). É bem cansativo, mas já vi dois relatos que falaram que vale a pena…os dois foram feitos com a empresa South Road. Em contrapartida, é triste passar apenas um dia em Torres del Paine pois o lugar é fantástico (eu fui agora em dezembro/2013 mas fiz o circuito W e ainda preciso fazer os posts). Se você não tiver problemas em alugar um carro e tiver indo com uma pessoa para alternar no volante, vale a pena pesquisar mais esta opção pois conseguiria aproveitar mais Torres del Paine. Agora se estiver indo sozinho lembre-se que terá que dirigir bastante e pode ficar cansativo, sendo melhor o tour all day mesmo.

      No meu caso eu nem pensei em fazer Torres del Paine de El Calafate porque eu tinha certeza que voltaria apenas para conhecer Torres del Paine…então aproveitei mais El Calafate 🙂

      Abraços

  • João

    Erick, parabéns pelo blog. Estou indo pra Ushuaia e El Calafate em abril, e gostaria de saber como você fez em relação a dinheiro: vale a pena encher os bolsos com Pesos em Buenos Aires? Fico preocupado com a inflação monstra que está se iniciando na Argentina. Se eu levar Reais, eles aceitam na entrada dos parques, passeios etc? Ou é melhor ter uns pesos sempre no bolso? Em El Calafate existem boas casas de câmbio ou é melhor fazer a troca em Buenos Aires?

    Ah, última pergunta: tenho 7 dias disponíveis pras 2 cidades… dou 4 dias pra El Calafate e 3 dias pra Ushuia ou o contrário? Dizem que El Calafate tem mais coisa pra visitar… =)

    Abraço e obrigado desde já!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá João. Obrigado pelo elogio.

      Quando eu fui eu paguei os passeios de El Calafate e Ushuaia com dólar pois era mais vantajoso. Você paga em dólar e eles te devolvem a diferença em pesos argentinos, já com uma taxa de conversão deles. Esta taxa de conversão é melhor do que a taxa de conversão nas casas de câmbio da cidade, então vale a pena pagar os passeios com dólar e receber a diferença em pesos para gastar com coisas mais simples como táxi, supermercado, entrada nos parques e etc. Em real, depende da agência de turismo…tem umas que trocam e outras que não trocam.

      A taxa no câmbio paralelo de Buenos Aires é melhor do que as taxas de Ushuaia e El Calafate. Porém, você acaba ficando com muita nota no bolso para ter que viajar…eu preferi ficar com dólares mesmo e “sacrificar” um pouco o câmbio em Ushuaia e El Calafate.

      Se a sua intenção é apenas ficar nas cidades de Ushuaia e El Calafate eu recomendaria você ficar 4 dias em Ushuaia (Navegação Canal do Beagle, Parque Nacional Tierra del Fuego, Glaciar Martial e Algum Centro Invernal ou Lago Fagnano/Escondido) e 3 dias em El Calafate (Mini Trekking/Big Ice + Passarelas Perito Moreno, Navegação Todos los Glaciares, Cerro Frias). Agora se você pensa também fazer o Tour All Day em Torres del Paine, faça 3 dias em Ushuaia (Navegação Canal do Beagle, Parque Nacional Tierra del Fuego, Glaciar Martial) e 4 em El Calafate (Mini Trekking/Big Ice + Passarelas Perito Moreno, Navegação Todos los Glaciares, Cerro Frias, Tour All Day Torres del Paine).

      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Jainara. Como eu tinha pouco tempo, fui de avião que demora cerca de 1h30min. Se você pensa em ir de ônibus, você não conseguirá ir direto. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. A companhia Taqsa faz estes dois trechos. Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos.
      Abraços

  • JOSÉ TAKATU

    Erick, boa noite!

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelas informações dadas, tenha certeza que serão muito úteis.

    Irei em agosto para a Patagônia, especificamente Ushuaia e El Calafarte (ônibus), por acaso sabe dizer a média de valores cobrados nos esportes radicais (esqui, snowbord)?

    Desde já agradeço a atenção.

    Obrigado!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá José, obrigado pelo elogio…espero que as ajudem bastante.

      Quanto à sua pergunta, em Ushuaia há algumas estações de esqui. A mais conhecida e com mais pistas é o Cerro Castor e há também outras bem menores como o Glaciar Martial que servem mais para quem quer iniciar. Como os preços variam para a época e os dias que você deseja fazer as atividades, vou colocar os links dos dois centros para você ver os preços:
      Cerro Castor: http://www.cerrocastor.com/
      Glaciar Martial: http://www.escuelaushuaia.com/tarifas.php

      Abraços.

    • Erick Stengrat

      Olá. Eu achei super tranquilo fazer sozinho. Tanto Ushuaia quanto El Calafate tem uma boa estrutura para receber turistas e fui bem recepcionado nos dois lugares. Pode ir tranquilamente…
      Abraços e obrigado pelo comentário

    • Erick Stengrat

      Oi Erik…obrigado por comentar. É possível ir de Ushuaia para El Calafate de ônibus, mas você não conseguirá ir direto. De Ushuaia você precisará seguir para Rio Gallegos e de lá para El Calafate. Tem uma companhia que faz estes dois trechos (http://www.taqsa.com.ar/). Acredito que a Interlagos também faça, mas eles não possuem site 🙁 !!! A viagem é um pouco longa (cerca de umas 13 horas), mais o tempo que você terá que esperar o horário do ônibus em Rio Gallegos. Eu já vi um relato que fala que o custo de todo este trecho em 2008 foi de 165 pesos….então deve ser um pouco mais do que isso agora !!
      Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida me avisa.
      Abraços

      • Erik

        Erick, obrigado pelo seu retorno.
        Você acha que compensa ir de ônibus? Não tenho pressa, na realidade e, como você frisou, em 2 dois dias, dá para fazer esses passeios que você comentou aqui, Perito Moreno
        e Cerro Frias. Sua dica é fazer a reserva desses passeios antes? Estou com ideia, em El Calafate, ficar em America del Sur Hostel , você possui alguma referência se é longe do Perito Moreno? Muito obrigado por sua ajuda. Abraços.

        • Erick Stengrat

          Oi Erik.
          Eu acho que compensa se você conseguir dormir em ônibus e também se pensa em economizar. Eu fiz uma simulação aqui e se o trajeto de ônibus te custar 200 pesos argentinos, você gastará cerca de 90 reais. A passagem de avião será mais cara do que isso.
          Em dois dias você consegue fazer as passarelas do Perito Moreno e também o Cerro Frias. Com este tempo, eu acho que não compensa fazer Todos los Glaciares. Uma boa seria fazer o Mini Trekking que já te leva até o Perito Moreno e também você consegue andar sobre o glaciar. Agora se você não curtir trekking, vale a pena só fazer as passarelas do Perito Moreno. O Perito Moreno e o Cerro Frias são tranquilos…dá para reservar quando você chegar na cidade.
          Não ouvi falar do America del Sur Hostel. Eu fiquei no Hostel International Point e recomendo. Quanto à distância, todos ficarão distantes pois o Perito Moreno fica a 80Km da cidade….você chega lá com veículo próprio ou contratando algum passeio pelas agências (geralmente os hostels já possuem contato com as agências e você consegue reservar no próprio hostel).
          Se tiver mais alguma dúvida me avisa.
          Abraços

    • Erick Stengrat

      Oi Camila…obrigado pelo comentário ! É, acho que inverno para lá é mais barato…tanto que eu paguei pouco também pela hospedagem em El Calafate (em compensação, fiquei sem fazer o Big Ice…hahah).
      Tenho umas mlhas para gastar da TAM. Vou dar uma olhada nos trechos e ver se dá para fazer mais para o final do ano !

  • Melanie

    DICA – Fica espero…
    O passeio Big ice é oferecido por uma única agência porém vendido em vários lugares.
    Estava com algumas amigas em El Chaltén e compramos o nosso passeio do Big Ice lá. Perguntamos (várias vezes) por tudo que estava incluído no preço do passeio e nos informaram que era o traslado de barco até o glaciar, o passeio e os ‘grampones’. Até aí tudo certo. Depois fomos à El Calafate e quando chegamos no parque tivemos uma péssima surpresa. Na entrada do parque todos os carros e ônibus são parados e se cobra uma taxa de 75 pesos por pessoa (turista estrangeiro). Em momento algum nos avisaram dessa taxa e nós não estavamos contando com isso e quase que não tinhamos dinheiro suficiente para entrar.
    Fora isso, o passeio é lindo e super recomendo!

    • Erick Stengrat

      Oi Melanie ! Obrigado pela observação ! É isso aí, os passeios que ficam dentro do Parque Nacional los Glaciares tem uma taxa de entrada. Quando eu fui, tive que pagar a entrada para o dia das passarelas do Perito Moreno e também no dia seguinte para o passeio Todos los Glaciares !!! Se eu tivesse feito também o Mini Trekking ou o Big Ice eu também teria que pagar esta taxa !
      Eu contratei pelo próprio hostel e eles nos avisaram sobre isso. Mas pelo que você falou, nem todas agências avisam…
      Abraços e obrigado pelo comentário !!!