Aprendi Viajando: 15 Lições para Toda Vida 7


As coisas que vivenciamos e aprendemos durante uma viagem são surpreendentes. Você começa ter outras perspectivas sobre os lugares visitados que refletem na sua maneira de pensar sobre o mundo e sobre si mesmo. Nas minhas viagens, aprendi que:

1.Saber inglês ajuda, mas não é essencial

Sem dúvida é importante saber se comunicar em inglês já que esta é considerada a língua universal. Porém, é muito cômodo chegar em um país e achar que todos devem falar inglês. Lembre-se de onde está e que você é o visitante.

2. É ótimo aprender algumas palavras do idioma local

É ótimo aprender algumas palavras do idioma local e tentar se comunicar por elas. Esta quebra de barreira é essencial para aumentar o seu conhecimento. Depois de algumas viagens você já poderá pedir cerveja em qualquer lugar do mundo e brindar com seus amigos estrangeiros em vários idiomas diferentes.

3. Se perder faz parte da jornada

Você terá inúmeros mapas, aplicativos no celular e indicações de pessoas que já foram para aquele destino. Mesmo assim você irá se perder em algum momento. Isto faz parte da sua jornada e talvez você ache algo inusitado nesta mudança de rota.

4. É possível se virar sem um carro

Você acha que o seu carro é essencial na sua vida? Viajar mostra que este conceito está completamente errado. As pessoas dão a volta ao mundo sem um carro. Em vários lugares, ter um carro é bem pior do que andar de transporte coletivo.

5. A natureza é grandiosa

Você já reparou que as melhores paisagens são aquelas formadas pela natureza? A grandeza do Grand Canyon, do Monte Everest, do Deserto do Atacama, do Salar de Uyuni e muitas outras obras incríveis da natureza te deixam impressionado e fazem você parecer pequeno perto da imensidão do mundo.

6. O homem é genial

As obras da natureza são grandiosas e o homem é genial. É só ver alguns dos monumentos de Nova York ou apreciar as inúmeras obras de arte do Museu do Louvre. O que os humanos precisam é direcionar esta genialidade para o bem.

7. As amizades de viagem são verdadeiras

Geralmente as pessoas tem algum amigo de infância que é verdadeiro e que a amizade durará muitos anos. Porém, na sua vida você também terá amigos que usam sua amizade em favor de interesses pessoais. Em uma viagem não importa as suas posses no seu país de origem, as amizades que você fará não irão depender disso, mas sim, da sua harmonia com a outra pessoa. Estas são as amizades que tem mais probabilidade de durar uma vida toda.

8. As pessoas são bondosas



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

A maioria das pessoas do mundo são bondosas e nós somos direcionados a acreditar no contrário pela quantidade de notícias ruins que vemos na mídia todos os dias. Viajando você percebe que as pessoas podem ser bondosas e prestativas, não importa o país que você esteja.

9. O mundo não é como na televisão

Se você acha que um país é perigoso pois já viu na televisão ou na internet alguma notícia ruim sobre ele, saiba que você está enganado. Não estou aconselhando fazer turismo na Faixa de Gaza, mas o mundo é muito maior e melhor do que aquele que vemos diariamente na mídia.

10. Os americanos são incríveis

Existe um estereótipo que o povo americano é ignorante, odeia o mundo e é odiado por todos. Foi viajando que eu percebi que estes rótulos estão errados. Não quer dizer que as pessoas amam o governo americano e suas políticas, mas eles não tem nenhum problema com o povo americano que faz por merecer já que a maioria deles são extremamente prestativos com os outros.

11. O resto do mundo não está contaminado

Algumas pessoas viajam com uma garrafa de água e álcool para limpar suas mãos. Eu nunca usei nenhum desses artifícios durante as minhas viagens e estou vivo. É verdade que há possibilidade de você pegar uma doença se beber água não tratada em alguns lugares, mas não é por causa disto que você deixará de fazer uma viagem para um local exótico.

12. Eu tenho mais coisas do que eu realmente preciso

Em uma viagem as coisas que você precisa estão condensadas na sua mochila. É impressionante o que compramos diariamente e não precisamos. Antes de comprar qualquer coisa eu converto em viagens que eu poderia fazer com a mesma quantia de dinheiro. Depois de um tempo você percebe que os bens imateriais são muito mais importantes do que os materiais.

13. Nem sempre viajar é sinônimo de alto custo

É claro que isto não será verdade se você quiser ficar em um resort 5 estrelas. Se não for o seu caso, é possível visitar muitas partes do mundo gastando pouco por dia.

14. As pessoas se orgulham do país que nasceram

Quando você conversa com uma pessoa de outro país, ela prontamente te conta alguma coisa sobre a cidade ou país que elas nasceram. O orgulho e patriotismo são valores universais.

15. A diversidade faz toda diferença

A parte mais rica de uma viagem para o exterior é o contato com uma cultura e crença diferente daquela que você está acostumado. Você não precisa acreditar no que os outros acreditam, mas é essencial viver estas diferenças. Se o chefe de um vilarejo te oferecer doses de aguardente às 10 horas da manhã para espantar qualquer espírito maligno que você possua, não hesite em aceitar.

E você? O que você aprendeu viajando?

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

7 pensamentos em “Aprendi Viajando: 15 Lições para Toda Vida

  • Thais Towersey

    Acho que a 10 é realmente uma das mais legais!
    Eu mesmo tinha muito preconceito, mas quanto mais viajo pra lá, mais amo.

    Uma vez eu ia comprar o último ítem de um produto, mas que nem queria tanto, e acabei cedendo pra uma moça. Dentro da caixa, tinha um cupom de desconto pra outros ítens daquela marca. Você acredita que ela pagou, voltou, me procurou na loja pra me dar o cupom?
    Achei isso INCRÍVEL! Sinceramente eu não esperava e acho que nenhum de nós teria essa sacada de fazer isso. Eu não teria! rs

    Cada viagem é uma lição.

    Beijos 🙂

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Thais, tudo bem?
      Realmente o item 10 é bastante controverso, mas é puramente verdade. Sempre que vou aos Estados Unidos fico impressionado com a atitude e bondade das pessoas de lá…fui bem tratado em todos os lugares que fui e ainda quero conhecer mais ainda. Bem legal esta sua história…mostra que a pessoa não quis tirar vantagem nenhuma…espero que isso possa acontecer sempre 🙂 !
      Beijos e obrigado pelo comentário…

  • Cris

    Ótimo texto! Adorei, me identifiquei com tudo e vesti a carapuça do item 10. Tenho resistido muito em ir aos EUA por puro preconceito. Mas vou me trabalhar e me permitir conhecer.
    Parabens pelo blog! Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Obrigado Cris. Eu fico impressionado toda a vez que eu vou para os Estados Unidos…vale muito a pena visitar e tem muita coisa legal para ver mesmo !!!
      Abraços !!!