Cerro Toco: Montanhismo no Deserto do Atacama


Na nossa viagem ao Atacama resolvemos fazer uma subida ao Cerro Toco que é um estratovulcão localizado na região do Deserto do Atacama e fica próximo à fronteira entre Chile e Bolívia. Sua altitude é de 5.604m, sendo possível avistar a Laguna Blanca na Bolívia a partir do seu cume.

Como Subir no Cerro Toco?

A base do Cerro Toco está a 4600 m de altitude e é onde começa a subida até o seu topo em 5604 m de altitude. Você precisa contratar uma agência para subir já que o caminho até a sua base não é fácil e a subida não é feita por uma trilha específica.  A subida ao Cerro Toco não é considerada difícil do ponto de vista de escalada já que não exige nenhum equipamento especial. O que torna a subida mais complicada é exatamente o efeito da altitude.

Cerro Toco

Cerro Toco – Efeito da Altitude

Os efeitos causados pela dificuldade do organismo em absorver oxigênio em lugares de grande altitude é chamado de Mal da Montanha (Soroche). Os primeiros efeitos são dor de cabeça leve, náuseas e tonturas. Porém, os sintomas podem se agravar passando para vômitos, dor de cabeça aguda, pressão no peito e hipotermia, sinais que mostram que deve-se parar de subir e voltar às altitudes mais baixas. O ideal para minimizar os efeitos da altitude é passar por uma aclimatação em altitudes mais elevadas e beber muita água um dia antes de fazer este tipo de atividade.

Cerro Toco

A ascensão começa depois de um café da manhã leve preparado pelo próprio guia, com folha de coca para ajudar minimizar os efeitos da altitude.

Cerro Toco

Cerro Toco – Vista para o Telescópio ACT

Durante a subida fazíamos algumas paradas de 10 em 10 minutos por duas razões: as fotos e o descanso. Acredito que você só não irá sofrer os efeitos da altitude se estiver muito habituado à este tipo de subida. Felizmente não chegamos sentir nenhum dos sintomas agudos do soroche, mas a medida que subíamos, sentíamos mais dificuldade para respirar e um pouco de dor de cabeça. Porém, era exatamente nesta hora que tínhamos mais vontade de subir e alcançar o cume.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

Cerro Toco

Cerro Toco – Eu e o Guia Pablo

Após quase 4 horas de subida e muitas paradas chegamos ao cume do Cerro Toco. Foi impressionante como a dor de cabeça passou no instante que olhamos a paisagem. O esforço foi mais do que recompensado já que o topo nos brinda com uma vista gratificante que não pode ser descrita em palavras. A sensação é de estar no topo do mundo e nos sentir pequeno perto da grandeza da natureza ao seu redor.

Cerro Toco Topo

Cerro Toco – Vista para a Laguna Blanca

Cerro Toco Topo

Cerro Toco

Cerro Toco

Fazendo a Minha Contribuição

Após chegar ao topo e ficar por algum tempo, menos tempo do que gostaríamos, começamos a descida que foi bem mais fácil do que a subida. Mesmo assim, tínhamos que parar em alguns momentos para descansar. Chegamos em San Pedro de Atacama por volta das 15h e tiramos o resto do dia para descansar e beber muita água.

Não vou dizer que é fácil uma subida até 5604m de altitude. Como dissemos anteriormente, esta subida não é complicada do ponto de vista técnico, mas exige uma certa preparação física e, se possível, um tempo de aclimatação pela região. Quando voltar em San Pedro de Atacama ainda queremos fazer o Lascar e, quem sabe, o sagrado Licancabur.

Mais Informações

Preço da Subida ao Cerro Toco: 60.000 pesos chilenos (fechando com duas pessoas)
Agência Nomade: Rua Caracoles 163

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)