El Calafate na Patagônia Argentina: Roteiro de Viagem de 4 Dias 57


Veja nosso roteiro de viagem de 4 dias pela cidade de El Calafate que mostra nosso relato de visita nos principais pontos turísticos da região dos glaciares

Durante a nossa viagem de inverno pela Patagônia Argentina tivemos a oportunidade de ficar 4 dias na cidade de El Calafate. A cidade, além dos famosos glaciares, conta com montanhas, bosques e lagos. Veja abaixo nosso relato detalhado para você programar melhor sua viagem para El Calafate.

Mapa dos Principais Pontos Turísticos de El Calafate

Clique no Mapa para Ver os Detalhes

Como Chegar em El Calafate?

Não existem vôos diretos para El Calafate partindo do Brasil. Você terá que partir de alguma cidade da Argentina e depois pegar outro voo para El Calafate.

O aeroporto de El Calafate fica a 16Km do centro e você precisará pegar algum translado ou táxi para chegar na cidade. Uma maneira bem eficiente e barata é pegar um translado que te te deixa na porta do seu hostel ou hotel.

Se você quer reservar com antecedência o translado, a reserva pode ser feita antecipadamente com a agência Argentina4u que opera em diversos locais da Patagônia, inclusive em El Calafate. A reserva é feita pela internet e, no dia e horário agendados, uma van passa pelos hotéis pegando as pessoas que fizeram a reserva. Faça sua reserva antecipada para clicando aqui.

Nós temos uma parceria com a Argentina4u e, reservando através dos links do nosso blog, ganhamos uma comissão para ajudar a manter o conteúdo sempre atualizado. Veja aqui outras opções de passeios.

Primeiro Dia – Glaciar Perito Moreno

Se você foi até El Calafate, há uma imensa probabilidade que tenha ido por causa dos glaciares. Se você foi e ainda não sabe o que fazer, é essencial que vá ao Parque Nacional los Glaciares. Este parque possui uma superfície de 7.240 km² e é o segundo maior do país. O Lago Argentino localiza-se neste parque e nas suas margens encontram-se os glaciares. O glaciar mais conhecido é o Glaciar Perito Moreno, mas nas proximidades encontram-se outros como o Glaciar Spegazzini e o Glaciar Upsala.

Você pode ler aqui todo nosso relato da visita ao Perito Moreno e as diversas maneiras que você pode visitá-lo.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Segundo Dia – Navegação Todos los Glaciares

O segundo dia foi dedicado à outro passeio que existe no Parque Nacional los Glaciares: Navegação por Todos los Glaciare que atualmente chama Rios de Hielo. Houve algumas mudanças recentes neste passeio e no link abaixo você encontra todas as informações atualizados.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Você pode ler aqui todo nosso relato da Navegação por Todos los Glaciares.

Glaciar Spegazzini

Glaciar Spegazzini

Terceiro Dia – Passeio de 4×4 pelo Cerro Frias

O essencial da região são os glaciares que presenciamos nos dois primeiros dias. Porém, se você tiver mais alguns dias em El Calafate vale a pena fazer um passeio de 4×4 pelo Cerro Frias. O Cerro Frias fica a uma distância de 23km de El Calafate e você sobe a uma altitude de 1030m, onde é possível avistar o Fritz Roy e também o Maciço do Paine localizado no Parque Nacional Torres del Paine no Chile.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio 4×4 pelo Cerro Frias. 

Cerro Frias - Vista a partir do Topo

Cerro Frias – Vista a partir do Topo

Quarto Dia – Cidade de El Calafate

Nas nossas viagens reservamos um dia para andar por toda a cidade e conhecer um pouco mais da atmosfera dela. El Calafate é uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes e a maioria do movimento e comércio da cidade ficam na Av. de Libertador San Martin. É uma cidade muito organizada e limpa, um exemplo para muitas cidades.

Você pode ler aqui os pontos principais para visitar na cidade.

Cidade de El Calafate Placa Capital Nacional de los Glaciares

Capital Nacional de los Glaciares

Vale a Pena Visitar El Calafate?

Vale muito a pena visitar El Calafate. A beleza dos glaciares é impressionante e a sensação de estar neste lugar é indescritível. Se você acha que a cidade é um lugar apenas para aventureiros, saiba que há espaço para todos pois o Parque Nacional los Glaciares é muito bem estruturado e a Navegação por Todos los Glaciares é a bordo de um catamarã muito confortável. Para os mais aventureiros, uma ótima opção é fazer o trekking pelo Glaciar Perito Moreno ou visitar a cidade de El Chaltén.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

57 pensamentos em “El Calafate na Patagônia Argentina: Roteiro de Viagem de 4 Dias

  • Katia Portugal

    Acabei de fazer Ushuaia, El Calafate, El Chatem, PTP, Puerto Natales, Caillas de marmol boa parte de carro, rota 40 e carreteira austral, quem quiser qualquer informação estou disponível. Katia

  • Geny Goulart Splugues

    Obrigada por compartilhar essa viagem tão linda.
    Estou interessada em ir e gostaria (como a grana é curta) de saber se no centro da cidade existe ônibus para ir ao Parque dos Glaciares? Tem hotel (sem ser hostel) perto do centro?

  • Lais

    Oi Erick! Parabéns pelo blog! Eu e uma amiga iremos para Bariloche neste inverno e chegaremos em Calafate de 25/08 à 29/08. Teremos praticamente 3 dias completos e iremos seguir praticamente o roteiro que vocês fizeram: Mini trekking ao Perito Moreno + passarelas em 26/08, Navegação aos Glaciares em 27/08 e Cerro Frias 4×4 em 28/08, deixaremos o fim de 25/08 e início de 29/08 para conhece a cidade (correndo, por conta da chegada e saída dos voôs). Você acha que esse roteiro está legal? Uma dúvida: cada entrada no Parque Nacional cobram cerca de 200 pesos, certo? Como iremos 2 dias, pagaremos os 2 dias.
    Esse roteiro está nos ajudando bastante! Valeu!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Lais, tudo bem?? O seu roteiro está ótimo e fico feliz que o blog tenha ajudado. Realmente vale a pena pegar metade de um dia para conhecer um pouco mais a cidade…em relação a sua dúvida, vocês terao que pagar duas entradas para o parque nacional: uma para o dia 26 e outra para o dia 27.
      Abraços

  • Natalia

    Oi Erick, tudo bem? muito bom o seu blog! Já li muito do seu roteiro da Patagônia. Minha dúvida seria sobre o mini trekking no Perito Moreno. Esse ano a temporada encerra no último dia de maio, mas já li em outros anos a temporada indo até 10 de Junho. Entrei em contato com eles e eles que operam mesmo só até último dia de maio. Você sabe se isso é certo já ou eles podem aumentar a temporada devido ao tempo favorável? Chegarei lá dia 02 de junho! =( Obrigada desde já!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Claudia…você terá que ir para Buenos Aires e, de lá, ir para El Calafate. Só não sei se para você é melhor ir de ônibus para Buenos Aires ou de avião…veja o que compensa mais…
      Abraços

  • leonardo

    Boa tarde
    Gostaria de saber se tem necessidade de comprar o passeio mini trekking antecipado[ estou indo dia 5 de out e volto dia 9, ou pode comprar esses passeios tanto para mini trekking qto ao passeio de catamaram na agencia para o mesmo dia que chega pra compra[

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Leonardo…o Mini Trekking precisa ser comprado com antecedência e o catamarã pode ser comprado na hora. Entre no link de cada passeio para ter essas informações e outras também…
      Abraços

  • Karine

    Boa noite!!
    Estou indo para ushuaia e El Calafate em Setembro… e tenho uma duvida sobre os passeios, é melhor comprar pelos sites ou é possível comprar na cidade mesmo? E como estão os valores dos passeios, em média?
    Abraços

  • Loreta

    Olá!! Estou vendo para ficar três dias em El Calafate. Você poderia me informar a duração dos passeios na passarela e por todo o lago? Um média de tempO…
    Muito obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Loreta…depende se você está com o carro alugado ou com alguma agência. Se for com alguma agência, eu reservaria o dia todo para a Navegação por Todos los Glacires (chamado atualmente de Rios de Hielo) e um dia para as passarelas do Perito Moreno. Se for de carro, dá para fazer em menos tempo, mas acho inviável combinar os dois no mesmo dia.
      Abraços

  • Lana

    Bom dia!
    Também estou indo em Setembro para El Calafate e tenho duas dúvidas:
    – Em um dia consigo fazer o Parque Nacional + Navegação?
    – Você foi para El Chalten? Vale a pena conhecer?

    Muito obrigada pelas dicas, adorei o port.

    Lana

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Lana, tudo bem?
      Eu recomendo fazer o Parque Nacional los Glaciares em um dia e a Navegação no outro. A navegação mudou um pouco e agora volta no começo da tarde (14h), mas acho que visitar o Perito Moreno no mesmo dia fica muito corrido.
      Nunca fui a El Chaltén, mas com certeza quero ir…tenho certeza que vale a pena, principalmente se você gosta de fazer algumas trilhas (lá tem para todos os gostos).
      Abraços

  • Fabiana Soares

    Boa noite, estarei indo em setembro e gostaria de saber oque posso fazer nessa época? E se você sabe se nesse mês consigo fazer o passeio de caiaque pelo Upsala? Obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Fabiana, em Setembro você pode fazer praticamente todas as atividades em El Calafate. A única atividade que você corre risco de não fazer é o Big Ice no Perito Moreno, mas isso depende da data de Setembro que você estará na região e as condições climáticas. De qualquer maneira, você pode realizar o Mini Trekking se o Big Ice não estiver disponível: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/
      Infelizmente não posso dar mais informações sobre o caiaque pois não fiz esta atividade…
      Abraços

  • Diego Silva

    Olá Erick, tudo bem! Vou para El Calafate na segunda semana de maio/2015. Me tire esta duvida, neste seu relato de 4 dias, em 3 dias você fez algum passeio no parque. Estes 3 passeios deverei pagar a taxa para entrar no parque? Você sabe me dizer em quais passeios devo pagar a taxa do parque? Obrigado.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Diego, tudo bem? Todos os passeios que são realizados dentro do parque é preciso pagar a taxa de entrada no parque. A taxa é diária, ou seja, não existe um combo para alguns dias. Os passeios que são feitos dentro do parque são: mini trekking /big ice, visita nas passarelas e navegação por todos os glaciares (agora chamada de rios de hielo). Este último também tem um taxa de embarque no porto.
      abraços
      Erick Stengrat

      • Diego Silva

        Boa noite! Muito obrigado pelas informações!!!
        Só me diz uma outra coisa, estou com muitas dúvidas em relação ao cambio, vi em muitos sites que dá para trocar por lá mesmo reais e dólares. É fácil mesmo, não preciso comprar pesos por aqui no Brasil? O cambio por lá é mais atrativo do que aqui? Não vou descer em Buenos Aires, só desço em El Calafate mesmo. Obrigado novamente!

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Diego…em relação ao câmbio é recomendado trocar por lá mesmo…pode levar tanto dólar quanto real. Se tiver dólar, opte pelo dólar pois a taxa é muito boa. Se não tiver, neste momento não vale a pena comprar dólares para trocar por pesos lá…leve em real mesmo.
          Abraços

  • Thales

    Erick, como vai?
    Estou planejando meu mochilão considerando Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales El Calafate e El Chaten. Ouvi alguns comentários sobre melhor época do ano para viajar. Em agosto existem restrições para alguns passeios ou trilhas ou é possível passear normalmente por tudo? Poderia compartilhar suas experiências e qual é sua recomendação? Valeu!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Thales, vou falar um pouco sobre Ushuaia, El Calafate e Puerto Natales.

      Ushuaia: há restrição de umas trilhas mais longas no Parque Nacional Tierra del Fuego. Este post explica direitinho estas diferenças: http://mydestinationanywhere.com/2013/08/04/guia-e-relato-parque-nacional-tierra-del-fuego/ Em contrapartida, em agosto você conseguiria esquiar e fazer outras atividades na neve.
      El Calafate: em agosto você não conseguiria fazer o Big Ice pelo Perito Moreno, apenas o Mini Trekking. Neste post tem o relato do Mini Trekking se te interessar: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/
      Puerto Natales: a cidade gira em torno do Parque Nacional Torres del Paine. Eu fui em dezembro/2013, mas ainda não consegui escrever os posts no blog. Em agosto o tempo por lá é frio, venta bastante e o dia não dura muito. Nesta época é possível que as trilhas e alguns refúgios estejam fechados. Se você quiser ir para Torres del Paine, teria que ser ir de carro ou pegar alguma agência na cidade que faça alguns trechos específicos dentro do parque.

      Eu adoro a Patagônia, tanto no verão quanto no inverno. Acho que tem espaço para as duas épocas do ano, mas se você curtir muito trekking e quiser fazer todos, eu recomendaria ir em épocas mais quentes. Se você curtir caminhar, mas não tanto assim e ficar satisfeito com umas trilhas mais simples, vale a pena considerar o inverno.

      Abraços

  • Luiz Antonio

    Caro Erick,

    Eu e minha esposa estaremos inda para El Calafate e Ushuaia na 1ª semana de out/2014. Estaremos passando 4 ou 5 noites em cada cidade.

    Lendo seus relatos, temos algumas dúvidas uma vez que pretendemos conhecer os locais por você indicados:

    1- é desperdício fazer, em El Calafate, passarelas, mini-trekking e todos os glaciares ?

    2- para os passeios em El Calafate e em Ushusia, canal de Beagle e Parque Nacional, é necessário roupa impermeável (casaco, calça e sapato), independente de alguma chuva que venhamos a pegar ?

    3- como gostamos de conhecer as cidades em si e seus costumes, mas nada que se torne maçante, o que você acha melhor, 4 noites ( 3 dias completos ) ou 5 noites ( 4 dias completos ) ?;

    4- estaremos indo por uma agência de viagem mas nenhum pacote fechado. É conveniente já deixar reservado/contratado algum passeio, principalmente mini-trekking, todos os glaciares e canal de Beagle com barco pequeno ?

    Se você tiver alguma recomendação específica, favor informar.

    Desde já agradeço pelas informações.

    Luiz Antonio

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Luiz, em relação as suas dúvidas:
      1 – Se você fizer o Mini Trekking você também consegue visitar as passarelas no mesmo dia (leia o post específico sobre isso: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/). O passeio Todos los Glaciares também não é desperdício. Vale a pena fazer já que você terá tempo na cidade.
      2 – No mês de outubro, o único passeio que eu recomendaria ir com roupa impermeável é o Mini Trekking em El Calafate, mas mesmo assim não é muito necessário. Pode ir com roupas de frio normal que não tem problema. Porém, eu recomendo uma bota impermeável da Salomon, Timberland e marcas similares caso você precise andar um pouco sobre a neve (nas montanhas de Ushuaia ainda tem neve nesta época).
      3 – Se você tiver tempo, fique 4 dias completos em cada cidade para aproveitar. Tem bastante coisa para fazer e você acaba aproveitando bem o seu dia. Como você irá com sua esposa, é legal fazer tudo bem tranquilo e aproveitar alguns restaurantes também.
      4 – Eu recomendo bastante reservar o Mini Trekking com antecedência. Ele é bastante concorrido e não há muita disponibilidade. Quanto aos outros, é possível reservar na hora com as agências locais.
      Espero que tenha ajudado…se tiver mais alguma dúvida me avise.
      Abraços

      • Luiz Antonio

        Caro Erick,

        Me surgiu mais uma dúvida.

        Ao pedir cotação do mini-trekking para a agência de viagem, informando sobre o monopólio da Hielo y Aventura, recebi como resposta o valor de US$ 216 por pessoa. Não está muito alto ?

        Você informou algo em torno de 900 pesos em dezembro/2013, já incluído o translado e a entrada para o parque.

        Como pretendo passar 5 noites ( 4 dias completos ) em El Calafate, você acha arriscado tentar a contratação lá ou praticamente não haverá diferença de preço ?

        Grato mais uma vez.

        Luiz Antonio

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Luiz…eu confirmei aqui na cotação do meu e-mail e eu paguei 800 pesos pelo Mini Trekking já com translado e 90 pesos pela entrada…isso dá aproximadamente U$100. Acho que em 5 meses o valor não dobrou. Acho que você poderia entrar em contato direto com a Hielo y Aventura e pedir uma cotação para duas pessoas…eles mandam por email…
          Eu fiz tudo por e-mail direto com a Hielo y Aventura e acabei nem vendo quanto ficaria diretamente na cidade…mas acho que o valor não muda não. Mas ainda acho melhor você tentar reservar com alguma antecedência para não ter problema de não ter vaga.
          Abraços

          • Luiz Antonio

            Caro Erick,

            A fim de lhe deixar informado, mandei mensagem para a Hielo y Aventura a respeito da contratação por email do mini-trekking em out/14.

            Eles responderam que o valor para o período 2014 (ago) – 2015 é 920 pesos e o translado está em 180 pesos. A entrada no parque está em 150 pesos.

            Abç.

            Luiz Antonio

            • Erick Stengrat Autor do post

              Oi Luiz, tudo bem? Obrigado pelas informações de valores atualizados. No total daria 1250 pesos/pessoa que é menos do que o valor que o pessoal da agência te passou. Acho que vale a pena fazer diretamente com a Hielo y Aventura ou negociar um valor mais em conta com a sua agência.
              Abraços e se tiver mais alguma dúvida me avise.

  • Sandro / SP

    Oi, Erick. Estarei em El Calafate e Ushuaia a partir de 15 de Junho.
    São cidades caras para comer? E os passeios, vc tem ideia mais ou menos de quanto vou gastar? Vc tem algum relato de Ushuaia? Obrigado e parabéns pelo belo relato da sua viagem.

  • toninho

    ERICK. LEGAL SEUS COMENTARIOS E DICA, AJUDA A PROGAMAR MELHOR A VIAGEM..ME DIZ… QUAL A DISTANCIA DE EL CALAFATE E USHUAIA,.. DA PARA IR DE CARRO., . ONDE A GENTE ESQUIA,

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Toninho,
      A distância entre El Calafate e Ushuaia é de 900Km. Dá para ir de carro, mas você precisará atravessar a fronteira duas vezes já que para fazer este trajeto você cruza a fronteira da Argentina e entra no Chile e depois volta para Argentina. Não sei se você planeja ir de carro próprio ou carro alugado, mas precisa ver as restrições de carro para atravessar a fronteira.
      Esquiar é só no inverno e em Ushuaia. El Calafate não tem opção para esquiar. Em Ushuaia procure pelo centro de esqui Cerro Castor que é o mais estruturado. Tem também o Glaciar Martial, mas este não tem muita estrutura e serve mais para quem quer ter uma primeira experiência.
      Abraços

  • Livia

    Erick, boa tarde! Adoro blogs como o seu, que ajudam outros viajantes a montar suas próximas viagens, com dicas valiosas! Parabéns! Pretendo ir à Patagônia Argentina com meu marido no mês que vem. Acabamos decidindo agora e não houve tempo para programar. O fato é que as passagens são carinhasssss que é uma beleza! Mas tudo bem, essas cidades são distantes, portanto não tem jeito. Enfim. Passagem ida e volta pra Buenos Aires está bem barata, mas quando incluo esses dois destinos (El Calafate e Ushuaia), os preços dobram. Entao eu te pergunto: vale a pena irmos só pra El Calafate e deixarmos de ir a Ushuaia? O que vc me diz? Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Livia, tudo bem? Obrigado pelo parabéns !!! As passagens para lá são caras mesmo, mas foi como você falou: as cidades são distantes. Quando à sua dúvida, vale a pena ir apenas para El Calafate. Se você for para El Calafate e tiver bastante tempo por lá, dá para fazer as atividades nos glaciares e também ir para El Chalten de ônibus (não fui, mas é um lugar incrível que ainda pretendo ir) e até para fazer um tour all day no Parque Nacional Torres del Paine no Chile. Outra opção mais econômica é ir de ônibus de El Calafate para Ushuaia, mas a viagem dura cerca de 13 horas (mais um tempo de espera para troca de ônibus) e nesse caso você teria que ter bastante tempo para o trajeto ida e volta.
      Abraços e se tiver mais alguma dúvida me avise.

  • Amanda Lopes Ammirati

    Nossa, amei o seu relato! Estava completamente no “escuro” e através do seu relato encontrei uma luz. Pretendo fazer essa viagem em abril, por favor, pode onde devo começar, por El calafate?? Como vc dividiria os seus dias?? Gostaria de ir Brasil – Argentina (El Calafate e Ushua – 04 dias e depois seguir para o Chile, mais 04 dias). O que vc sugere?? Ficarei muita grata por suas dicas. Obrigada, Amanda

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Amanda, obrigado pelo elogio e que bom que consegui clarear suas ideias 🙂 !!! Eu vou considerar que você vai para Santiago no Chile, se não for me avisa que eu te ajudo em outro roteiro. No seu caso, eu começaria por Ushuaia e depois faria El Calafate. Em Ushuaia você consegue alguns passeios na parte da manhã ou na parte da tarde e isso te ajuda a ganhar tempo caso seu avião chegue na cidade pela manhã ou saia da cidade na parte da tarde. Já em El Calafate os passeios principais duram o dia todo…então tem que reservar dias inteiros para conhecer. Eu recomendaria ficar 3 dias em Ushuaia (Canal do Beagle + Parque Nacional Tierra del Fuego + Glaciar Martial ou algum outro centro invernal) e 2 dias inteiros em El Calafate (Perito Moreno + Todos los Glaciares). Isso faz com que você tenha 3 dias em Santiago, mas na minha opinião você não precisa mais do que isso. Lembre-se que Santiago fica pertinho e é muito mais fácil voltar para lá do que voltar para Ushuaia 😉 !
      Me avisa se precisar de mais alguma sugestão…
      Abraços

      • Amanda Ammirati

        Oi Erik!! Muuuuuuuito obrigada por responder…por todas as dicas e pela atenção. As coisas mudaram um pouco, eu ia fazer a viagem independente, ou seja, sem pacote, mas iria ficar muito mais caro, então mudei meus planos e comprei um pacote (decolar: passagem + hospedagem) direto para El calafate (arrisquei, mas as passagens estão relamente muito caras). Bom resumindo: 07 dias em El Calafate; mas claro, na condição de pernoitar em outras cidades, pra fazer valer a viagem. Começando por El Calafate, o que faria?? Ah, chegaremos em El calafate ao meio dia, acho que nesse dia só dá pra conhecer a cidade e jantar em um lugar legal. Beijos.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Amanda, que pena que não deu certo ir por conta própria. As passagens para lá não são muito baratas mesmo, mas pelo menos você terá bastante tempo para aproveitar. No dia da sua chegada você pode dar uma volta pela cidade e reservar os passeios para os dias seguintes. Eu sugiro fazer o Perito Moreno com o Mini Trekking pois é bem completo já que tem as passarelas, barco na parede sul do Perito Moreno e um pequeno trekking no gelo e no outro dia fazer a Navegação Todos los Glaciares. Se você curtir muito fazer trekking pode substituir o Mini Trekking pelo Big Ice. Ainda sobrarão alguns dias para você fazer o Cerro Frias em El Calafate e ir para outros lugares da região como El Chaltén e até mesmo fazer o full day em Torres del Paine ou alugar um carro e passar dois dias em Torres del Paine. Como você reservou ida e volta para El Calafate, não sei se compensa ir para Ushuaia já que você acabará perdendo tempo…eu focaria na região de El Calafate e deixaria Ushuaia para outra viagem.
          Eu vou fazer um post sobre o Mini Trekking que eu fiz em dezembro de 2013 e comparar com o Big Ice…deve sair ainda este mês… 🙂
          Me avisa se tiver mais dúvidas…
          Beijoss

          • amanda ammirati

            Oi Erick, obrigada pelas dicas…vou esperar o seu post de comparação…não sei se sou capaz de fazer o Big Ice. Obrigada por tudo!! Vou pesquisar melhor sobre El Chaltén. Beijos

  • Maria José dos Santos

    Erick, até eu viajar vou perturba-lo um pouco. Quais agências você utilizou em El calafate e Ushuaia? Li que o mês de janeiro tem bastante turista e há necessidade de fazer reserva. O que você me diz?
    Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Maria ! Em Ushuaia eu usei a agência Patagonia Explorer (http://www.yatespatagonia.com.ar/) para fazer o Canal do Beagle, o Parque Nacional Tierra del Fuego eu fiz por conta (apenas contratei o transfer Don Alejo que me deixou dentro do parque e me levou de volta para o hostel) e o Glaciar Martial também fiz por conta, mas este eu fui de táxi e voltei a pé. Já para visitar o Perito Moreno em El Calafate eu reservei no pròprio hostel que eu fiquei, mas se você quiser fazer o Mini Trekking ou Big Ice você precisa fazer a contratação da agência Hielo y Aventura. O passeio Todos los Glaciares também foi feito através hostel, mas no final todo mundo acaba indo no mesmo barco. O passeio do Cerro Frias é feito pela própria agência Cerro Frias (http://www.cerrofrias.com/).
      Em janeiro tem bastante turista sim pois as temperaturas são mais amenas. Dá para reservar na hora, porém, algum passeio pode ficar para depois de um ou dois dias. Se você não tem esta flexibilidade, sugiro mandar um email antes para os locais que você quer fazer a reserva.
      Abraços !

  • amelia

    Erick, adorei o seu relato, ajudou bastante a vontade de conhecer o lugar.
    dúvidas: – roupas algo em especial,
    – janeiro é um mês bom ,
    – sem agência é possivel se virar ?

    • Erick Stengrat

      Oi Amélia…obrigado por acessar e pelo comentário. Quanto às duas dúvidas, janeiro é um ótimo mês para conhecer El Calafate…você consegue fazer todas as atividades sem restrições. Porém, como é alta temporada os preços são mais elevados do que no inverno. Mesmo indo no verão, precisa levar pelo menos um casaco mais grosso porque venta bastante em El Calafate, principalmente nos passeios da Navegação Todos los Glaciares e Cerro Frias. Falando em passeios, dos que eu fiz acima dá para se virar apenas no passeio do primeiro dia (Perito Moreno) fazendo as passarelas. O restante precisa fazer com alguma agência. Se tiver mais alguma dúvida me avisa 🙂

    • Erick Stengrat

      Oi Wesley !!! Muito obrigado !!! Eu comecei vendo alguns vídeos no Youtube de fotografia…com o tempo fui melhorando !!! Mas a paisagem de El Calafate ajuda muito também…=)
      Abraços e obrigado pelo comentário !!!

    • Erick Stengrat

      Oi Bárbara, tudo bem? Obrigado pelo comentário.

      Eu ficaria numa situação bem difícil se tivesse apenas um dia em El Calafate…rs. Mas no seu lugar (e depois do que eu vi por lá), eu escolheria fazer o Perito Moreno. Acho que neste passeio das passarelas do Perito Moreno dá para ver melhor a grandeza do Glaciar e você também consegue vê-lo por vários ângulos diferentes !!! Além disso, se você quiser ver um pouco mais, você pode incluir a pequena navegação dentro do próprio passeio para o Perito Moreno. Só lembre-se que esta navegação dura uma hora, o que significa que você terá uma hora a menos para passear pelas passarelas se comparado ao pessoal que não vai fazer a navegação !!!

      O passeio Todos los Glaciares é bem legal também, mas acho que a atração principal que é o Perito Moreno fica melhor vendo a partir das passarelas !!!

      Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida me avisa…

      Abraços