Ushuaia na Patagônia Argentina: Roteiro de Viagem de 4 Dias 17


Veja nosso roteiro de viagem de 4 dias em Ushuaia, na Patagônia Argentina, e o nosso relato detalhado por dia dos principais passeios turísticos da região.

Durante a nossa viagem de inverno pela Patagônia Argentina tivemos a oportunidade de ficar 4 dias na cidade de Ushuaia. Veja abaixo nosso relato detalhado para você programar melhor sua viagem para Ushuaia.

 

Mapa dos Pontos Turísticos de Ushuaia

Mapa dos Principais Pontos Turísticos de Ushuaia

Como Chegar em Ushuaia?

 

Não existem vôos diretos para Ushuaia partindo do Brasil. Você terá que ir para Buenos Aires e depois pegar outro voo para chegar em Ushuaia, uma viagem que dura mais de 3 horas.

O aeroporto de Ushuaia fica a 4Km do centro e você precisará pegar algum translado ou táxi para chegar na cidade. Como havíamos feito reserva em um hostel que tinha o serviço de busca no aeroporto, não precisamos usar nenhum destes serviços.

Se você quer reservar com antecedência o translado, a reserva pode ser feita antecipadamente com a agência Argentina4u que opera em diversos locais da Patagônia, inclusive em Ushuaia. A reserva é feita pela internet e, no dia e horário agendados, uma van passa pelos hotéis pegando as pessoas que fizeram a reserva. Faça sua reserva antecipada para clicando aqui.

Nós temos uma parceria com a Argentina4u e, reservando através dos links do nosso blog, ganhamos uma comissão para ajudar a manter o conteúdo sempre atualizado. Veja aqui outras opções de passeios.

Vista Aérea da Patagônia Argentina

Vista Aérea da Patagônia Argentina

Primeiro Dia – Navegação pelo Canal do Beagle

No primeiro dia fizemos o passeio mais tradicional da cidade: Navegação pelo Canal do Beagle. O Canal do Beagle liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e separa a Ilha Grande da Terra do Fogo de diversas pequenas ilhas ao sul. Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile. É neste passeio que você tem a oportunidade de conhecer o Faro les Eclaireurs que também é erroneamente conhecido como Farol do Fim do Mundo.

Você pode ler aqui toda a nossa navegação pelo Canal do Beagle e a visita ao Faro les Eclaireurs.

Faro les Eclaireurs em Ushuaia na Patagônia Argentina

Faro les Eclaireurs

Segundo Dia – Parque Nacional Tierra del Fuego

O segundo dia em Ushuaia foi dedicado ao Parque Nacional da Tierra del Fuego que possui uma área de 63.000 hectares situado a 12 km da cidade de Ushuaia. Apesar de sua vasta extensão, apenas 2.000 hectares estão aberto para visitação e o restante é de área restrita.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Neste parque há algumas diferenças entre a visitação no inverno e no verão e é importante saber as atividades que podem ser feitas em cada época do ano.

Você pode ler aqui as diferenças entre o verão e inverno e o nosso relato de visita ao parque durante o inverno.

Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Terceiro Dia – Glaciar Martial

Outro atrativo da região durante o inverno são os centros invernais que ficam à beira das montanhas. São diversas opções de passeios que vão desde trekking no gelo até passeio com trenó puxado por cães. Um destes centros invernais é o Glaciar Martial que é uma atração em todas as épocas do ano. No inverno você pode esquiar ou ter algumas aulas de esqui e no verão é possível fazer trekking pela região. Há também um teleférico para subir até o mirante de observação da cidade de Ushuaia.

Você pode ler aqui como visitar o Glaciar Martial e todo nosso relato de visita durante o inverno.

Glaciar Martial em Ushuaia

Glaciar Martial

Quarto Dia – Conhecendo a Cidade de Ushuaia

Nas nossas viagens geralmente reservamos um dia para andar por toda a cidade e conhecer um pouco mais da região. Ushuaia é uma cidade pequena de quase 60 mil habitantes e a maioria do comércio da cidade fica concentrado na Av. San Martin e Av. Maipú, esta última com vista para o porto de Ushuaia e o Canal do Beagle. É possível também passar na Secretaria de Turismo e conseguir um carimbo no seu passaporte garantindo que você esteve na cidade do fim do mundo.

Você pode ler aqui nosso relato de visita nos principais pontos da cidade e onde carimbar o seu passaporte.

Carimbo no Passaporte em Ushuaia

Carimbo Passaporte

Vale a Pena Visitar Ushuaia?

Vale muito a pena visitar Ushuaia. Há espaço para os turistas e também para os aventureiros, mas nenhum dos dois deixam de ter vistas maravilhosas desta região. O mais interessante de Ushuaia é a diferença que existe entre as paisagens no período do verão e inverno e as atividades que podem ser feitas em cada um deles. Portanto, Ushuaia é um atrativo durante o ano todo.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

17 thoughts on “Ushuaia na Patagônia Argentina: Roteiro de Viagem de 4 Dias

  • Katia Portugal

    Acabei de fazer Ushuaia, El Calafate, El Chatem, PTP, Puerto Natales, Caillas de marmol boa parte de carro, rota 40 e carreteira austral, quem quiser qualquer informação estou disponível . Katia

    • Magda

      Oi, Erick… obrigada pelas informações do site, mas como elas não estão muito atualizadas, vou querer as suas, Katia! Estou indo no próximo mês, será que vc poderia me dar umas dicas de Ushuaia e Calafate?

      Obrigada!

  • Alyssa

    Erick, poderias me passar dicas de agências onde eu possa reservar meus passeios de interesse ainda no Brasil? Gosto de chegar ao meu destino com tudo reservado e pago…

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alyssa, recomendamos a Argentina 4u que é possível reservar a partir do Brasil. Como eles são uma agência de turismo receptivo, os valores serão mais caros do que reservar diretamente em El Calafate.
      Abraçois

  • Ana Claudia Azevedo

    Olá Erki, com certeza seu blog é um dos mais esclarecedores….pretendo ir a Ushuaia e El Calafate ambos 4 dias. Encontrei uns valores pelo decolar,com saindo a 1796 rio-el calafate , el calafate- ushuaia e ushuaia- rio…esse valor já incluem taxas. Vc acha que está barato? Vale a pena fazer esses dois lugares numa única viagem? E quanto ao Hostel em que ficou, qual o nome? Gostaria tambem de saber mais ou menos os valores desses passeios que fez…eles são pagos em Dolar ou em Pesos? necessito levar dolares tbm ?

    Obrigadaaa

  • maiara serenato

    Gostaria de saber se é possível aproveitar Ushuaia em 4 dias, estou em dúvida se fico mais tempo em Ushuaia ou, nos dias que vou ficar, reservo um para Buenos Aires. Viajo em novembro!
    Obrigada!

  • M angela morgan de andrade

    Olá, Erich Strengrat, adorei seu relato, que diz que a neve começa na região no final de maio/inicio de junho, Mas, ela vai até quando, ?Pois eu e minha irmã, estamos pretendendo ir, nos meses de setembro/ou outubro.e queremos ver neve, pisar na neve………

    Atenciosamente.

    M.Angela

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Ângela…no começo de setembro você ainda pega neve em Ushuaia…tanto que a temporada de esqui vai até o final de setembro ! Em outubro a neve já começa a derreter a não tem mais opção de esqui…minha sugestão é tentar ir no começo de setembro para pegar bastante neve (se for sua intenção)…
      Abraços

  • Rafael

    Olá tudo bem?
    Parabéns pelo post, muito esclarecedor…
    Estou indo para Ushuaia agora dia 13/12/2013 e estamos com dúvida da quantidade de dinheiro que vamos levar. Vamos ficar 6 dias e pretendemos comer 2 vezes no máximo em restaurantes e nos outros dias cozinhar no Hostel…
    Vou levar cerca de 400 dólares e 2300 pesos, para estadia e compras…
    É suficiente? As coisas lá, como roupas, vale a pena comprar? Estou querendo comprar uma jaqueta de frio mas vejo todo mundo dizendo que as coisas são caras… E com relação aos Free shops, qual é mais barato? SP, Buenos Aires ou USHU?
    Aguardo retorno e obrigado!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Rafael, tudo bom? Obrigado pelo elogio !!! Quanto ao dinheiro que você está levando, depende do quanto você vai gastar com estadia. Como é hostel, acredito que não seja muito e o dinheiro que você está levando deve ser suficiente. Por exemplo, eu gastei próximo de 2000 pesos argentinos (valor para uma pessoa) para 4 dias. Eu cheguei a ir em algumas lanchonetes que oferecem um bom custo-benefício e comi apenas uma vez no hostel.
      Em relação às compras, eu também tinha intenção de comprar uma blusa de frio, mas não achei que estava barato. Pode ser que você consiga um preço de blusa melhor agora pois é verão (quando eu fui era inverno), mas não acho que seja muito mais barato do que por aqui. Quanto aos Free Shops, o aeroporto de Ushuaia é minúsculo e opera somente 3 ou 4 vôos por dia. Não tem muita estrutura de Free Shop. Eu acho que o de Guarulhos é melhor e maior do que o de Buenos Aires, já que este é um pouco pequeno e bagunçado em relação ao que temos por aqui.
      Abraços e se tiver alguma dúvida me avisa. Se não tiver, boa viagem 🙂 !

  • fredddy

    ESTOU INDO PRA USHUAIA (4 DIAS) E EL CALAFATE (4 DIAS) AGORA NO REVEILLON, TINHA DUVIDA SOBRE O Q FAZER 4 DIAS POR ALI, MAS TEUS RELATOS ME AJUDARAM BASTANTE !! PARABENS PELO BLOG, TA BONITO E MUITO CLARO!!
    AHH SE VC SOUBER ME INFORMAR QUANTO SAI EM PESOS MAIS OU MENOS O JANTAR EM RESTAURANTES BONS POR CASAL , EU AGRADEÇO. SO PRA TER UMA IDEIA ! RSRSR.
    ABS
    FREDDY

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Freddy, tudo bem? Tem bastante coisa para fazer em Ushuaia e El Calafate e os 4 dias que você reservou para cada lugar estão ótimos. Dá para fazer tudo tranquilamente !!! Obrigado pelos elogios do blog… 🙂
      Infelizmente acabei não focando muito nos restaurantes. Porém, tem um post de um blog parceiro que eu recomendo que fala sobre os preços, as comidas e dá bastante indicação de lugares para comer em Ushuaia e El Calafate. É um casal que foi com um filho, então dá para ter uma boa ideia dos preços: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/10/onde-comer-na-patagonia-restaurantes.html
      Abraços.

  • Tamires

    Olá, adorei seu relato, está me ajudando muito, porém tenho uma dúvida meio boba que ainda nao consegui achar resposta, vou para ushuaia no final de abril, nessa época há neve por lá? Obrigado e parabéns!!

    • Erick Stengrat

      Oi Tamires, obrigado pelo comentário e pelo elogio !!! Em abril você vai encontrar neve apenas no topo do Glacial Martial…mas não é suficiente para fazer nenhuma atividade relacionada a neve. A neve começa mais intensa na região apenas no final de maio/inicio de junho.
      Se tiver mais alguma dúvida me avise…
      Obrigado pela visita !!! 🙂